Sobre a Bravo
Nossa História
Trabalhe conosco
Serviços
Blog
Alugar ou comprar um imóvel envolve uma série de preocupações, seja você um inquilino ou locatário. E uma das questões mais complicadas pode ser a existência de débitos relacionados à propriedade, principalmente se forem contas de serviços essenciais como água e luz. Assim, muitos se perguntam se a dívida de água acompanha o imóvel ou se ela fica vinculada ao proprietário ou locatário anterior.
Por esse motivo, hoje a Bravo vai esclarecer tudo sobre esse tema, incluindo as leis que regem a questão, cuidados importantes e como você pode resolver esse problema sem prejudicar seu bolso. Então, leia até o final e confira com a gente!
A questão de quem é responsável pelo pagamento de dívidas de água e luz em imóveis alugados costuma ser um ponto de confusão. De acordo com a Lei do Inquilinato, os encargos relacionados ao consumo de serviços essenciais, como água e luz, são de responsabilidade do inquilino durante todo o período de locação.
No Artigo 23, inciso VIII, está especificado que “o locatário é obrigado a pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto”. Portanto, a dívida de água não acompanha o imóvel, ou seja, não é obrigação do proprietário do imóvel ou do novo locatário quitar dívidas de fornecimento que foram contraídas por inquilinos anteriores.
No entanto, para garantir o respeito aos seus direitos, é preciso tomar alguns cuidados importantes, que explicaremos a seguir.
Tanto o locador quanto o locatário devem tomar algumas medidas para evitar problemas relacionados às contas de água e luz em imóveis alugados. Aqui estão as melhores práticas para garantir que você não tenha surpresas desagradáveis ao alugar um espaço:
Uma das medidas mais eficazes para garantir que você não assuma os pagamentos de água e luz do imóvel é exigir que eles sejam colocadas em nome do inquilino.
Para isso, você deve ir até as empresas responsáveis pelos serviços de saneamento e energia, e solicitar a transferência de titularidade das contas para o nome do locatário. Isso significa que, em caso de inadimplência, as concessionárias cobrarão diretamente a pessoa responsável, ou seja, o inquilino, não o locador.
Vale lembrar que, para efetuar essa mudança, o inquilino deve apresentar um contrato de locação.
Não se deve confiar em acordos informais ou “boca a boca”. Para proteger o locador e o locatário, é fundamental firmar um contrato formal de locação que especifique claramente todas as obrigações de cada uma das partes, incluindo o pagamento das contas de água e luz.
Aliás, para garantir ainda mais a validade do contrato, considere registrá-lo em cartório!
Antes de fechar qualquer contrato de locação ou compra, verifique se existem pendências financeiras no imóvel, como água ou luz.
Agora, se você é a pessoa que pergunta “como saber se um imóvel tem dívidas?”, a resposta é simples: faça uma consulta de débito nas empresas responsáveis pelo fornecimento desses serviços. Esse cuidado evita surpresas desagradáveis por contas de energia e de saneamento que não são de sua responsabilidade, além de garantir que você esteja ciente de todas as pendências existentes.
Se você se encontrar em uma situação onde está lidando com dívidas de água e luz de um imóvel, o primeiro passo é reunir toda a documentação necessária para provar que elas não são suas. Abaixo estão os documentos que você deve juntar:
Com a documentação em mãos, o próximo passo é entrar em contato com as empresas de saneamento e energia, informando sobre a situação.
Explique que a dívida não é sua e forneça os documentos como prova. Se as empresas se recusarem a transferir os débitos para o responsável original, você pode buscar a ajuda de órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON, ou recorrer à plataforma consumidor.gov.br, onde é possível abrir reclamações e tentar resolver o problema de forma legal e rápida.
Um ponto importante a se observar é que a dívida de água prescreve. Isso significa que, após um certo período sem cobrança, o débito pode ser considerado prescrito, ou seja, não há mais a obrigação legal de pagamento. No entanto, é preciso estar atento aos prazos de prescrição — que, no geral, são de cinco anos — pois podem variar conforme a legislação local.
Em alguns casos, é possível que a dívida de água não prescreva automaticamente e continue sendo cobrada pelo antigo proprietário ou locatário. Por isso, sempre verifique se o débito realmente prescreveu antes de tomar qualquer medida.
Uma dúvida comum entre quem está adquirindo uma casa ou um apartamento é se a dívida de água é do imóvel. E a resposta é que sim, em muitos casos, as contas de água não pagas acompanham a propriedade, principalmente se o pagamento não ocorrer em um prazo que as empresas fornecedoras de serviços estabelecem. Em casos de compra, é importante verificar junto à concessionária se há pendências registradas no imóvel.
Se você comprou uma propriedade com dívida de água, a primeira coisa a fazer é verificar sua origem e buscar uma solução diretamente com a concessionária de serviços, pois pode significar que a pendência será transferida para você — a menos que o vendedor tenha assumido a responsabilidade de quitá-la no momento da venda.
Nesse caso, um contrato de compra e venda com todos os detalhes pode ser a chave para garantir o cumprimento correto de todas as obrigações.
Se você se encontra com uma dívida de água em seu nome e precisar quitar o débito, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de água. Muitas concessionárias oferecem opções de parcelamento dos débitos, o que pode facilitar o pagamento.
Além disso, renegociar os valores pode ser uma boa alternativa, já que muitas empresas oferecem condições mais acessíveis para regularizar os débitos.
A Bravo é especialista em ajudar pessoas a resolverem questões financeiras complexas, como débitos pendentes de serviços essenciais, incluindo água e luz.
Se você se encontra em uma situação onde o imóvel que adquiriu, ou alugou, possui débitos, nós oferecemos consultoria especializada para te orientar sobre como negociar essas pendências de forma eficiente. Através de um planejamento financeiro personalizado, a Bravo pode te ajudar a entender suas opções, evitar prejuízos futuros e recuperar sua saúde financeira.
Além disso, também auxiliamos na recuperação de crédito, oferecendo soluções práticas para limpar seu nome e ter acesso a crédito de maneira segura e sustentável.
Se você está enfrentando dificuldades com dívidas de água ou qualquer outra pendência financeira, a Bravo é a parceira ideal para te guiar nesse processo, ajudando a quitar dívidas e reequilibrar suas finanças de forma estratégica e tranquila. Entre em contato com a gente e veja, hoje mesmo, como podemos te ajudar!
País
Brasil
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados