Ter uma dívida muito alta com o banco é a realidade de muitos brasileiros que acabam abusando do cartão de crédito e do cheque especial, seja por falta de educação financeira ou por enfrentarem algum imprevisto, como o desemprego. Dívidas bancárias estão entre as que possuem maiores taxas de juros, o que as tornam crescentes com o tempo, aumentando seus valores e dificultando os pagamentos. Para não deixar a dívida muito alta no banco atrapalhar a sua vida financeira ainda mais, o ideal é procurar uma forma de quitar o débito o mais rápido possível. Quer saber como? Continue lendo!

Muitos brasileiros acabam com uma dívida muito alta com o banco ao abusar do cartão de crédito e do cheque especial. Saiba como quitar suas pendências!

banner brasil.png

Como consultar minha dívida com o banco?

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem a sua dívida e saber qual é o valor real dela com todas as taxas e juros. Fazer isso é bem fácil. Você pode verificar essas informações consultando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) em um dos portais de Órgãos de Proteção ao Crédito, como Boa Vista SCPC, SPC ou Serasa. Sabendo os valores reais da sua dívida muito alta no banco, é possível iniciar um planejamento para quitar seus débitos.

Esse representa o primeiro passo: compreender o montante total que você precisa quitar, analisar o seu orçamento pessoal e estabelecer o quanto da sua renda será destinado à renegociação dessas dívidas. A segunda etapa consiste em entender se a dívida ainda está com o banco ou não. Isso acontece porque, dependendo do tempo em que você está inadimplente, o banco pode ter vendido sua dívida a terceiros.

Mas como assim? Quando uma dívida já está no banco há muito tempo e provavelmente de difícil recuperação, a instituição financeira opta por vendê-la, considerando os juros perdidos. Nesse cenário, entram em cena as empresas de recuperação de crédito. Elas adquirem essas dívidas a preços mais baixos e passam a ser as novas credoras. Portanto, você não deve mais ao seu banco, que era o credor original, mas sim à empresa de recuperação de crédito.

No entanto, não é preciso de preocupar. Você não é prejudicado de forma alguma por esse processo, muito pelo contrário, pode até mesmo entrar em contato com essa empresa e tentar fazer algum tipo de negociação para quitar sua dívida muito alta no banco.

Portabilidade de dívida bancária

Muitas pessoas que possuem dívidas muito altas no banco desconhecem a possibilidade de buscar condições e taxas mais vantajosas em outras instituições financeiras e solicitar a transferência da dívida, resultando em uma redução das taxas de juros. Esse processo é conhecido como portabilidade de crédito e também oferece a oportunidade de concentrar todas as dívidas em um único contrato, o que facilita o controle financeiro.

banner brasil.png

Procure o banco e consulte a possibilidade de renegociar

Agora que você já conhece a possibilidade de realizar a portabilidade de crédito, faça simulações de crédito em diferentes instituições financeiras para conseguir visualizar qual delas oferece melhores condições de pagamento, de acordo com a sua realidade. Depois que fizer todas as análises necessárias, é hora de tomar a iniciativa e entrar em contato com o credor escolhido para oferecer uma proposta de negociação e quitar suas dívidas. O ideal é entrar em contato com a instituição o mais rápido possível para demonstrar seu interesse em regularizar a situação, antes que as dívidas continuem a crescer.

Lembre-se que essa negociação é de interesse de ambas as partes envolvidas, por isso, durante a conversa não hesite em apresentar soluções e alternativas para o pagamento da dívida muito alta no banco e falar das suas condições financeiras atuais. Demonstre seu conhecimento e aproveite para citar as simulações de crédito realizadas em outras instituições financeiras, com o objetivo de negociar uma proposta igual ou até mesmo inferior.

No entanto, tenha sempre em mente: só feche o acordo se as condições oferecidas estiverem de acordo com sua realidade financeira e forem realmente vantajosas para você. Afinal, não adianta nada fechar uma negociação que você não vai conseguir cumprir e que pode te trazer ainda mais dor de cabeça. Muitas trocando seis por meia dúzia, ao tentar quitar dívidas muito altas nos bancos, então é essencial agir com cautela e tirar todas suas dúvidas antes de assinar o novo contrato.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados