Você passou por um aperto e precisou pedir um empréstimo, mas na época não analisou as melhores opções em termos de taxas e juros? Saiba que você não precisa ficar preso ao seu credor até terminar de pagar as parcelas. A portabilidade de dívidas bancárias é uma ferramenta que permite transferir a sua dívida para outra instituição financeira que te fornece condições melhores de pagamento.

Essa possibilidade é um direito do consumidor, mas muita gente não conhece por falta de informação. Por isso, hoje vamos explicar melhor sobre esse assunto. Confira a seguir!

A portabilidade de dívidas bancárias é uma ferramenta que pode te ajudar a recuperar o controle das suas finanças. Conheça como ela funciona!

O que é a portabilidade de dívidas bancárias?

A possibilidade de transferência de crédito, conhecida como portabilidade de dívidas, é uma opção que visa auxiliar pessoas que desejam substituir um empréstimo oneroso por um mais acessível. Isso ocorre quando as taxas de juros cobradas pelo seu banco são superiores às oferecidas pela concorrência. Por meio desse mecanismo, é viável transferir a dívida para outra instituição financeira, resultando na redução dos juros e possivelmente em melhores condições de pagamento para o empréstimo atual.

O Banco Central do Brasil introduziu a portabilidade de crédito em 2013 com o intuito de fomentar a concorrência entre as instituições financeiras e aprimorar as propostas oferecidas aos consumidores. Dessa forma, o consumidor tem a liberdade de migrar para um provedor que ofereça benefícios mais atrativos.

Como solicitar a portabilidade de dívidas?

Para solicitar a portabilidade de dívidas bancárias, o consumidor deve entrar em contato com o banco credor no qual possui uma dívida pendente e requisitar o extrato contendo o saldo devedor para liquidação antecipada da dívida. Esse cálculo apresentará o valor presente da dívida, excluindo os juros não pagos.

Além disso, no documento fornecido, devem constar algumas informações sobre a dívida, tais como:

  • Número do contrato;

  • Saldo devedor atualizado;

  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;

  • Modalidade de crédito;

  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);

  • Valor de cada parcela;

  • Prazo total e remanescente.

Vale ressaltar que a instituição financeira é obrigada a fornecer todas as informações dentro de um prazo de um dia útil. Caso se recuse a fazê-lo, o cliente pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do Banco ou no Banco Central.

Com esses dados, o consumidor pode solicitar a portabilidade da dívida para uma nova instituição financeira que ofereça condições mais favoráveis. Após a aprovação do crédito, o novo agente financeiro realiza o pagamento do débito e assume o novo empréstimo.Essa ferramenta é válida para diversas linhas de crédito, como cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículos, crédito imobiliário, crédito pessoal e crédito consignado.

Cada banco oferece condições de empréstimo distintas. Portanto, é de extrema importância comparar bastante os prós e os contras de cada um antes de decidir onde solicitar o crédito. Para isso, você pode realizar uma simulação de crédito na instituição financeira para obter uma estimativa dos valores finais.

Hoje, a maioria dos bancos conta, inclusive, com ferramentas online para simular empréstimos, assim é possível analisar e comparar diferentes propostas sem sair de casa. O resultado da simulação é fornecido em questão de minutos, evitando filas e longos períodos de espera, facilitando a portabilidade de dívidas bancárias.

Quando a portabilidade de dívidas bancárias vale a pena?

Optar pela portabilidade de dívidas pode ser uma escolha viável se você tem dificuldade em quitar as parcelas atuais do crédito que você contratou, pois isso possibilita saldar dívidas, recuperar sua saúde financeira e impulsionar seus projetos pessoais.

No entanto, você só vai saber se essa é mesmo a escolha certa para você, depois de calcular o valor devido e analisar a situação financeira atual. Dessa forma, é possível identificar o quanto tem disponível para quitar a dívida e as condições que seriam ideais para o seu orçamento.

A portabilidade de dívida só é vantajosa se o Custo Efetivo Total (CET) da operação, ou seja, a soma de todos os encargos e custos envolvidos for menor do que o anterior. Não se deve considerar apenas a taxa de juros mensal, pois diversas tarifas são adicionadas, o que pode encarecer o empréstimo. Ressaltamos que você tem o direito de exigir que a empresa informe o valor final cobrado antes mesmo de iniciar a operação.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados