Milhões de brasileiros compartilham o sonho da casa própria. Muitos outros querem fazer uma reforma, comprar um carro, planejar a aposentadoria ou até mesmo fazer uma viagem inesquecível. Tudo isso requer altos valores de dinheiro e, se você não possui condições de realizar o pagamento à vista, como é o caso da maioria da população, pode contar com o auxílio de um consórcio ou de um financiamento.
Mas você sabe qual é a diferença entre essas duas modalidades de crédito e qual delas seria a melhor opção para você? Vamos te explicar melhor como funcionam o consórcio e o financiamento e te ajudar a entender quais as vantagens e desvantagens de cada um deles. Continue lendo e saiba mais neste conteúdo que preparamos!
Como funciona o financiamento
Você pode estar mais familiarizado com como funciona um financiamento , mas se ainda tem alguma dúvida, não se preocupe, vamos esclarecer tudo sobre o assunto! O financiamento é a compra parcelada de um produto, bem ou serviço, na qual o contratante retira e pode usufruir do que ele estiver adquirindo imediatamente. A principal intenção dessa operação financeira é facilitar a compra de um bem de valor significativo para quem não tem a totalidade do dinheiro para fazer a compra.
Nestes casos, quando você pega um financiamento bancário , quem arca com a compra do bem inicialmente é a instituição financeira, e quem realizou o financiamento fica encarregado de pagar as mensalidades ao banco até quitar o valor total da dívida. Como "pagamento" ao banco pelo financiamento, a pessoa arca com juros e correções monetárias previstas desde o início no contrato de contratação do serviço.
Apesar de ter o benefício de poder usufruir do bem imediatamente, a cobrança de juros tende a ser bem alta, podendo até mesmo dobrar o valor inicial. Quando comparamos com um consórcio , por exemplo, sobre o qual vamos falar a seguir, os juros do financiamento , somados a outros encargos, resultam no Custo Efetivo Total, que é sempre maior que o custo total de um consórcio , incluindo taxa administrativa, seguro e fundo de reserva.
Como funciona um consórcio
Para quem não tem muita pressa em adquirir o bem ou quer fazer um investimento para o futuro, o consórcio é uma excelente escolha. Ao adquirir uma cota de consórcio por meio de uma administradora autorizada pelo Banco Central, você passa a investir um valor mensal, que vai variar de acordo com o tipo de bem que você quer adquirir, por um prazo definido em contrato, que é o suficiente para totalizar o valor da compra.
Enquanto o consorciado cumpre com os pagamentos, acontecem os sorteios mensais, por meio dos quais ele possui a chance de receber o valor total da carta de crédito antecipadamente, adquirir o bem e continuar a pagar as parcelas posteriormente, já podendo usufruir do que ele comprou.
No consórcio , também existe a possibilidade de você dar lances durante os meses e, assim, aumentar as chances de ser contemplado antecipadamente. Para isso, é necessário oferecer o pagamento do valor de mais parcelas de uma vez só, ao invés de somente uma. Vale lembrar também que existem consórcios não só para compra de imóveis e veículos, mas também para viagens e cirurgias plásticas, por exemplo.
Mas então, qual é a melhor opção?
Como explicamos, o consórcio e o financiamento possuem diferentes especificidades e a melhor escolha vai depender bastante do seu momento de vida e dos seus objetivos financeiros. Agora que você já entendeu melhor como cada uma delas funciona, pode analisar qual das duas atenderia melhor às suas necessidades
A vantagem do financiamento é bem clara: ele é ideal para quem quer adquirir um bem naquele momento específico, uma vez que, dentro de uma semana, você já pode estar usufruindo deles. No entanto, ele pode não ser tão vantajoso financeiramente, devido às altas taxas e juros que impõe. Por isso, não deixe de analisar bem e fazer as contas do que vai valer a pena para você.
Por outro lado, o consórcio pode acabar saindo mais barato que o financiamento e ainda há a chance de você nem ter que esperar tanto assim para efetuar a compra que deseja, se for sorteado antes de pagar todas as parcelas. Então vale a pena analisar se essa também não é uma boa opção!
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados