Dívidas tendem a não parar de crescer com as taxas e juros envolvidos nos seus valores totais, tornando-se cada vez mais difíceis de serem quitadas pelos consumidores. Quando analisamos todas as possibilidades que poderiam facilitar o pagamento e torná-lo possível, tirar os juros de uma dívida é uma forma de tornar o valor o menor e fazer ele caber no seu bolso para se livrar deste problema de uma vez por todas.

Mas você deve estar se perguntando: isso é mesmo possível? Talvez não de forma literal, mas sim, existem possibilidades que facilitam o pagamento das suas dívidas, inclusive diminuindo o tamanho delas. Vamos explicar melhor neste conteúdo, continue lendo!

banner brasil.png

Troque uma dívida cara por outra mais barata

Vamos começar por uma forma bastante eficaz de reduzir o valor de uma dívida. Você pode realizar uma busca no mercado por alternativas de financiamento com mensalidades reduzidas e benefícios mais favoráveis para o seu caso. Caso encontre um empréstimo atrativo, será possível liquidar sua dívida anterior e contrair uma nova de menor valor.

Essa escolha viabiliza a descoberta de melhores condições, que cabem no seu bolso, diminuindo seus gastos mensais. Dessa forma, você alcança liberdade para administrar o seu orçamento e se livrar das dívidas com mais rapidez.

Seja um bom pagador

Seja se você optar por pegar um novo empréstimo com melhores condições ou se for negociar com o credor para tirar os juros de uma dívida, como vamos falar mais adiante, é indispensável ter uma boa reputação como consumidor.

Para isso, tente evitar atrasos em suas obrigações, efetuando o pagamento de suas contas pontualmente. No caso de um imprevisto, entre em contato com a instituição financeira responsável assim que possível para quitar a dívida. Se perceber que as parcelas ou que as datas de pagamentos não são ideais para você, pode até mesmo verificar a possibilidade de realizar alguma mudança.

Dessa forma, você evitará que seu nome seja incluído em registros de proteção ao crédito e todas as consequências que isso acarreta.

Negocie suas dívidas com o credor

Negociar com a instituição financeira é uma das melhores formas de tirar os juros de uma dívida, ou pelo menos torná-las um pouco menores. Não tenha medo de revelar sua situação financeira e demonstre sua intenção em pagar o que deve. Antes de ir, já é importante ter uma ideia dos valores que iriam se adequar a sua atual realidade financeira e tornar o pagamento possível. Apresente e ouça propostas, faça todos os cálculos precisos e concorde apenas com o que valer a pena para você!

Se atente a cada ponto do contrato, e faça todas as perguntas que precisar, caso tenha dúvidas a respeito de algum assunto específico. A negociação deve ser benéfica para ambas as partes, afinal, você tem interesse em tirar os juros da dívida para se livrar dela e o credor tem interesse em receber.

Realize a portabilidade da dívida para outro banco

A possibilidade de transferência de crédito, conhecida como portabilidade de dívidas, é uma opção que visa auxiliar pessoas que desejam substituir um débito oneroso por outro mais acessível. Isso ocorre quando as taxas de juros cobradas pelo seu banco são superiores às oferecidas pela concorrência. Por meio desse mecanismo, é viável transferir a dívida para outra instituição financeira, resultando na redução dos juros e possivelmente em melhores condições de pagamento para o empréstimo atual.

O Banco Central do Brasil introduziu a portabilidade de crédito em 2013 com o intuito de fomentar a concorrência entre as instituições financeiras e aprimorar as propostas oferecidas aos consumidores. Dessa forma, o consumidor tem a liberdade de migrar para um provedor que ofereça benefícios mais atrativos. Essa é outra maneira de tirar os juros de uma dívida!

Viva com menos juros

Para não ter que se preocupar em tirar os juros de uma dívida, você pode ter hábitos que já diminuam a quantidade de taxas que você tem que pagar, como fazer um planejamento antes de comprar para poder pagar à vista e evitar encargos, além de taxas adicionais. Antes de comprar, vale sempre lembrar de pesquisar para ver onde você consegue as melhores condições de pagamento.

Além disso, mantenha os pagamentos em dia a fim de evitar juros e penalidades por atraso. As taxas de cartão de crédito são umas das caras que você vai encontrar, por isso preste uma atenção especial. Procure evitá-lo ou pague o saldo do cartão integralmente a cada mês.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados