Quem quer quitar as dívidas em 2023 e retomar a saúde financeira terá uma nova oportunidade de renegociar suas pendências e tirar o nome do vermelho, no mutirão de negociação de dívidas Febraban. O número de endividados no Brasil é muito alto em meio a um cenário de pós-pandemia com alta inflação e juros altos, que diminuem o poder de compra das famílias e aumentam o número de consumidores inadimplentes.
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 8 em cada dez famílias brasileiras estão endividadas. Para mudar essa realidade, os bancos farão um mutirão para renegociação de dívidas, a partir de uma iniciativa da Federação Brasileira dos Bancos em parceria com o governo federal, por parte da Secretaria Nacional do Consumidor, Banco Central e os Procons do país. Saiba mais no post de hoje!
O que será oferecido no mutirão de negociação da Febraban
No mutirão de negociação de dívidas promovido pela Febraban serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento de dívidas, a critério de cada instituição que irá participar, incluindo dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, com exceção dos empréstimos com garantia de bens, como veículos, motocicletas ou imóveis.
Os bancos e instituições participantes serão os seguintes:
O mutirão visa tornar o pagamento de dívidas possível, de acordo com a realidade dos endividados, para isso, podem ser oferecidos: alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, a migração para outras modalidades de crédito mais baratas.
Vale lembrar que podem participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas da Febraban pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham interesse, além de condições de quitar os valores pendentes.
Como participar do mutirão?
No último mutirão, mais de 2 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, segundo dados divulgados pela Febraban. E essa é uma oportunidade que quem quer começar a cuidar melhor das finanças pessoais não pode perder!
A negociação das dívidas pode ser feita até o dia 31 de março diretamente com o banco ou instituição financeira credora usando os canais oficiais da instituição ou pelo portal Consumidor.gov.br, que o consumidor acessa por meio de sua conta Gov.br prata ou ouro.
Também é possível acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, onde o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo. Assim, é possível ter um diagnóstico da sua realidade financeira atual.
A Febraban orienta que, na ocasião da negociação com a instituição credora, o consumidor interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado e o que foi acordado começará a valer, a partir de então.
Caso as condições propostas não estiverem de acordo com o que você pode arcar, pode fazer contrapostas para chegar a uma solução que caiba no seu bolso. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas antes de assinar o novo contrato e de pedir a ajuda de um especialista, se precisar!
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados