Quem tem muitas dívidas pode achar que está em um beco sem saída, mas a verdade é que com organização, disciplina e a criação de uma planilha com dados das suas finanças pessoais é possível montar um plano de pagamento, quitar seus débitos e alcançar a sua liberdade financeira. Colocar tudo em ordem em uma planilha para sair das dívidas também vai te ajudar a entender melhor suas pendências e até mesmo evitar que você enfrente essa mesma situação no futuro. Então vamos lá aprender como começar a fazer tudo isso?

banner brasil.png

Como uma planilha para sair das dívidas pode te ajudar

A planilha para sair das dívidas vai funcionar como um documento onde você concentra e organiza todos os dados sobre os pagamentos que tem que fazer, incluindo o tipo de dívida, o montante devido, a data de vencimento, quem é o credor, as taxas de juros envolvidas e outras informações que achar relevante.

Com esse apoio, fica mais fácil visualizar, controlar e lembrar dos seus compromissos financeiros. Assim, também é possível entender melhor quais dívidas são mais caras para o seu bolso, por isso tornam-se prioridade e devem ser as primeiras a serem quitadas. Além disso, ter tudo organizado dessa forma vai te mostrar que é sim possível sair das dívidas e que você vai conseguir colocar sua vida financeira no lugar!

Para não restar dúvidas e te incentivar, veja por que criar a sua planilha para sair das dívidas agora mesmo:

  1. Organização financeira: uma planilha de dívidas permite monitorar e rastrear todas as suas dívidas, incluindo os saldos, taxas de juros, vencimentos e outros detalhes, o que ajuda a manter suas finanças organizadas.
  2. Planejamento financeiro aprimorado: a planilha de dívidas oferece informações essenciais para criar estratégias para pagar suas dívidas e economizar dinheiro, possibilitando um planejamento financeiro mais eficiente.
  3. Facilidade no pagamento de contas: com um planejamento financeiro sólido, você pode gerenciar melhor seus pagamentos, evitando atrasos e identificando oportunidades de negociação com credores.
  4. Acompanhamento do progresso: acompanhar o progresso dos seus pagamentos é uma motivação para alcançar seus objetivos financeiros.
  5. Melhoria do crédito: pagar suas dívidas pode melhorar seu histórico de crédito, o que pode levar a um aumento no seu score de crédito.

Planilha para sair das dívidas na prática

Agora vamos para o que importa: começar a colocar todas essas ideias na prática. Você pode criar sua planilha para sair das dívidas no papel, em um software de planilhas, como o Excel, ou até mesmo online no Google Sheets ou usando um app de finanças. O importante é escolher o método com o qual você vai se adaptar melhor e conseguir gerenciar suas dívidas para sair delas o mais rápido possível, de maneira inteligente e consciente.

banner brasil.png

Como já falamos um pouco sobre, os dados da sua planilha podem ser personalizados de acordo com o que você acha mais importante para conseguir se organizar e ter uma boa visualização dos pagamentos que tem que fazer. No entanto, algumas informações são indispensáveis, como as seguintes:

  • Nome do credor: o nome da pessoa ou empresa para a qual você deve;
  • Valor da dívida: a quantia exata que você deve, incluindo quaisquer juros ou taxas adicionais;
  • Data de vencimento: a data em que o pagamento da dívida deve ser feito;
  • Método de pagamento: a forma como você pretende pagar a dívida, como dinheiro, cartão de crédito, débito automático ou boleto bancário;
  • Status da dívida: se a dívida foi liquidada completamente, parcialmente ou ainda está em aberto;
  • Comentários: quaisquer notas adicionais relevantes, como possíveis ações legais a serem tomadas pelo credor, alterações nos termos do pagamento ou qualquer outra informação útil que possa ajudar na gestão de sua dívida.

Agora que você já entendeu quais os campos não podem faltar na sua planilha para sair das dívidas , é hora de começar a usá-la. Primeiro, preencha os campos, listando todas as suas dívidas e as informações sobre elas. Depois disso, classifique os pagamentos por ordem de prioridade. Como explicamos anteriormente, as dívidas com taxas de juros mais altas devem ser pagas primeiro.

Não se esqueça: manter sua planilha atualizada é fundamental para conseguir, de fato, sair das dívidas. Por isso, crie uma rotina de checar o documento e preenchê-lo com novas informações e atualizações dos status das dívidas. Se você optar por um aplicativo, fica ainda mais fácil fazer isso de qualquer lugar e você ainda pode programar lembretes para não esquecer de nada!

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados