Ter o CPF bloqueado por dívida é um medo de muitos brasileiros. Isso porque usamos esse documento para realizar diversas atividades do dia a dia, que podem ser impedidas caso isso aconteça. Vamos explicar melhor em quais situações isso pode ocorrer e o que você pode fazer para desbloquear o documento, quando o seu CPF for bloqueado por dívidas. Confira o artigo!

banner brasil.png

O que pode bloquear o CPF

O CPF é gerido pela secretaria da Receita Federal, órgão do Ministério da Fazendo que armazena as informações dos contribuintes em um banco de dados. Se o cidadão tiver alguma pendência ou irregularidade no acerto de contas, se tiver informações incorretas no cadastro ou até mesmo duplicidade de informações, o CPF pode ficar bloqueado. Alguns exemplos de situações que podem bloquear o CPF são:

  • Deixar de entregar declarações de Imposto de Renda;
  • Ficar em débito com o fisco;
  • Informações cadastrais do cidadão na Receita Federal estejam inconsistentes ou desatualizadas;
  • Duplicidade de cadastro, ou seja, um mesmo cidadão ter dois CPFs, ou em caso de decisão judicial por fraude comprovada, falsa identidade, entre outros. Continue lendo e saiba quais prejuízos ter o CPF bloqueado pode te trazer! ## O que acontece quando o CPF está bloqueado por dívida Ter o CPF bloqueado por dívida ou outros motivos pode trazer uma série de dores de cabeça, uma vez que você é impedido de realizar diversas atividades públicas e financeiras. Por exemplo, o cidadão não consegue abrir ou movimentar contas bancárias, solicitar crédito, gerar um passaporte, prestar concurso público, comprar ou vender bens, entre outras situações bastante problemáticas. Como saber se meu CPF está bloqueado por dívida Você pode consultar se seu CPF está bloqueado no site da Receita Federal, acessando a página de consulta da situação cadastral, inserindo o número do seu CPF e sua data de nascimento, e em seguida, clicando em consultar. A página poderá te informar um dos cinco status do documento: regular, pendente, suspenso, cancelado e titular falecido.NQuando o seu CPF constar como regular, significa que o cidadão está em dia com os compromissos fiscais, realizou a declaração anual de renda, não possui pendências judiciais e também cumpriu com todos os compromissos com a Justiça Eleitoral. Se esse for o seu caso, você só precisa monitorar com frequência para aumentar sua segurança. Caso o status seja outro, saiba o que fazer a seguir. ## Como desbloquear o CPF
banner brasil.png

Quando ele foi bloqueado por dívidas

O CPF pendente de regularização é o bloqueio realizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte tem alguma pendência com o fisco, normalmente quando o cidadão deixa de entregar o Imposto de Renda. Este bloqueio pode pode acontecer também caso haja inconsistência na declaração em relação às informações prestadas. Para regularizar a situação e desbloquear o CPF, é preciso consultar qual a pendência ou problema identificado por meio do Portal e-CAC e fazer os ajustes pelo aplicativo Meu IR ou pelo programa baixado no computador. Em caso de bloqueio do CPF por dívida, é preciso enviar a declaração faltante para o fisco ou pagar os débitos em aberto, emitindo um DARF com os juros e multas devidamente acrescentados. Quando a nova declaração enviada estiver correta e a quitação for dada baixa no sistema, o CPF será desbloqueado normalmente, sem qualquer requisição extra para isso.

Quando ele foi bloqueado por outros motivos

Já quando a suspensão ocorre por desalinhamento no cruzamento dos dados pessoais do cidadão no Ministério da Fazenda com as informações do cadastro na Justiça Eleitoral, é preciso fazer a atualização para regularizar o seu documento. Os dados requisitados são o nome completo, que deve ser atualizado em caso de alteração por casamento, data de nascimento, sexo, naturalidade, título de eleitor, nome da mãe e do pai, endereço completo e telefone. O pedido de regularização também pode ser feito online no site. Se o ajuste for simples, em até 72 horas a situação já estará regular. Outras situações podem levar mais algum tempo, pois a Receita precisa gerar um protocolo para regularização em uma agência com atendimento presencial. Uma alternativa para agilizar o processo é o envio da documentação por e-mail. Se o seu CPF foi cancelado indevidamente, nos casos em que você foi vítima de alguma fraude, erro ou engano, é necessário ir a uma agência para atendimento presencial. Você precisará comprovar o engano, então leve o máximo possível de documentos de identificação, como CPF, identidade, título de eleitor e comprovantes de endereço.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados