Sobre a Bravo
Nossa História
Trabalhe conosco
Serviços
Blog
Muitas pessoas enfrentam dificuldades em organizar suas finanças, por motivos que variam desde a falta de controle sobre suas despesas, até mesmo a falta de educação financeira.
A planilha de finanças pessoais é uma ferramenta simples e inteligente que pode auxiliar nesse desafio e ajudar a manter o gerenciamento das entradas e saídas em dia, tudo para conseguir poupar, evitando surpresas indesejadas, e realizar seus objetivos financeiros.
Confira como fazer uma planilha de finanças pessoais que vai contribuir para que você tenha uma vida financeira saudável e para se livrar das dores de cabeças que as dívidas trazem. Continue lendo com a Bravo e descubra!
A planilha de finanças pessoais é um documento que elenca e organiza todos os seus ganhos e despesas. Ela é um ótimo instrumento para te ajudar a controlar sua vida financeira, poupar dinheiro e gastar melhor.
As planilhas podem ser elaboradas de diversas maneiras, seja utilizando o tradicional conjunto de papel e caneta, até um documento no Excel ou um aplicativo próprio para isso.
Esta ferramenta vai além de um simples registro de gastos; ela é um instrumento poderoso que permite:
O importante é que, através da planilha de finanças pessoais, você tenha uma visão geral das suas finanças e saiba exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Assim, é possível estabelecer metas e tirá-las do papel.
O uso de uma planilha de controle financeiro traz inúmeros benefícios para sua vida financeira, como:
Acredite, o controle financeiro é o primeiro passo para uma vida financeira saudável e livre de estresse!
Como adiantamos, há várias formas de construir sua planilha de finanças pessoais. A mais simples, como a maioria das pessoas que utiliza esse ferramente costuma fazer, inclui as seguintes informações:
Veja agora um passo a passo simples de como fazer isso:
Você pode optar por:
Se optar por utilizar o Excel, a planilha pode ser separada em abas, em que cada uma delas corresponde ao mês ou ao ano analisado.
Também é possível fazer uma planilha de gastos pessoais por meio de aplicativos, como Gullak, Monefy e Organizze, por exemplo, entre diversos outros disponíveis para computador e celular.
O importante é escolher uma ferramenta prática para você e, claro, separar uma hora no seu dia, ao menos uma vez por semana, para acompanhar esse planejamento.
Inclua as seguintes informações:
Anote todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) de dinheiro. Seus ganhos podem ser representados com o símbolo de “mais”, enquanto os gastos podem conter o símbolo de “menos”, ou com cores verde para os ganhos, e vermelho para os gastos, algo bem fácil de se entender.
Ao final da planilha, é preciso deixar uma coluna específica para colocar a soma final das entradas e saídas para verificar o resultado mensal e ter um panorama das suas finanças pessoais.
Ao final do mês, some todas as receitas e subtraia todas as despesas para obter seu saldo mensal – se optar por uma planilha via Excel ou Google Sheets, você pode criar uma fórmula que faz isso automaticamente ao ter o montante de entradas e saídas.
Após conferir o montante referente ao mês em questão, examine com calma onde seu dinheiro está sendo gasto e identifique áreas em que pode economizar, que geralmente é nos gastos variáveis.
Outra informação interessante para incluir na sua planilha de finanças pessoais são suas metas e objetivos financeiros. É nessa parte que entra aquele curso que você quer fazer, a reforma da casa, uma viagem ou uma compra que você deseja, entre outras opções.
O ideal é dividir essas metas entre curto, médio e longo prazo, facilitando organizar as prioridades e estabelecer seu foco atual.
Para não perder nada de vista, é indicado determinar um limite de data para a realização de cada objetivo, além de fazer uma revisão de tempos em tempos.
Lembre também que realmente não podemos prever alguns obstáculos que podem aparecer no caminho. O importante é ter a consciência tranquila de que fez a sua parte e fazer os ajustes necessários para continuar trilhando o caminho para cumprir aquela meta em específico.
Depois de fazer sua planilha de finanças pessoais, é hora de parar e analisar seus gastos e ganhos. Se os gastos mensais da sua planilha estiverem mais baixos em relação aos ganhos, esta é uma boa notícia. Caso contrário, é hora de fazer algumas mudanças no seu orçamento.
Quando suas contas estão no vermelho, é necessário tomar uma medida o mais rápido possível e evitar que as dívidas virem uma bola de neve muito mais difícil de resolver.
Mas com os dados da planilha de finanças pessoais, fica mais fácil ver a maneira que você pode reduzir seus custos para conquistar um orçamento mais equilibrado.
Lembre-se que ter um estilo de vida compatível com o seu orçamento é fundamental para conquistar as metas que você estabeleceu e ter mais saúde financeira.
O uso consistente de uma planilha de controle financeiro traz benefícios significativos para sua organização financeira e ajuda a prevenir dívidas:
Lembre-se: o controle financeiro não é sobre restringir sua vida, mas sim sobre fazer escolhas conscientes que te levem aos seus objetivos.
Uma planilha de finanças pessoais é mais do que uma simples ferramenta de registro; é um caminho para a liberdade financeira.
Ao implementar esse hábito em sua vida, você dá um passo significativo em direção a uma vida financeira mais saudável e controlada. Mas não se esqueça: o planejamento financeiro é uma jornada, e não um destino. Seja paciente e celebre cada pequena vitória no caminho.
Quer saber mais sobre como melhorar suas finanças pessoais? Confira nosso artigo sobre educação financeira e descubra como a Bravo pode te ajudar nessa jornada!
País
Brasil
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados