Recorrer a um financiamento é a alternativa que muitas pessoas possuem para adquirir um bem de valor, como uma casa, um apartamento ou um carro. Nesse processo, são feitas parcelas para o pagamento da dívida, que geralmente duram longos anos, mas se você for surpreendido com um ganho extra, um aumento de salário, ou até mesmo não tiver compromissos a cumprir com o dinheiro do FGTS e décimo terceiro, é possível encurtar o tempo de quitação e até mesmo diminuir os juros, por meio da amortização da dívida. Saiba mais sobre o assunto no post de hoje!

O que é a amortização da dívida

Para entender perfeitamente como a amortização de dívida funciona, é preciso saber que todo empréstimo é formado por duas partes, que são:

  • Valor principal (o que você de fato pegou emprestado);

  • Juros (valor que é apropriado ao longo dos meses pelo credor).

Dito isso, a amortização da dívida é o procedimento de redução do montante total devido de um empréstimo por meio de pagamentos que ultrapassam o valor do juro correspondente ao período. Em outras palavras, o devedor paga os juros do valor inicial da dívida acrescidos de uma quantia adicional que irá amortizar parte do montante devido.

Por conseguinte, a amortização requer que a dívida seja paga gradualmente através de parcelas, e que, no término do prazo acordado, ela tenha sido completamente liquidada. Isto é, a amortização ocorre quando o devedor é capaz não só de cobrir os juros sobre o valor tomado, mas também de pagar o montante principal da dívida, que foi contraído com o credor.

Em um financiamento, por exemplo, cada parcela paga reduz o saldo devedor. No entanto, como já mencionado, toda dívida incorre em juros e encargos. Assim, para que ocorra a amortização, cada parcela paga deve ser superior aos juros cobrados no período. Logo, pode-se afirmar que o valor amortizado de uma dívida após qualquer pagamento é equivalente ao valor da parcela menos os juros.

Dessa maneira, o montante principal, ou valor devido, é gradualmente reduzido (amortizado). Você pode optar por acelerar esse processo, conforme vamos explicar a seguir!

Quando a amortização vale a pena?

A amortização da dívida é benéfica quando não há alternativas de investimento mais vantajosas para o dinheiro extra que você tiver disponível. Geralmente, a primeira opção de quem possui uma dívida elevada é pagar o valor máximo possível para se livrar logo da obrigação. No entanto, é fundamental analisar se o desconto oferecido é maior do que o retorno financeiro que poderia ser obtido ao investir o montante em outras opções.

O segundo cenário em que a amortização é vantajosa é quando as parcelas do empréstimo ou financiamento realizado estão afetando negativamente o orçamento familiar. Nesse caso, quitar algumas parcelas e reduzir os juros pode aliviar a pressão financeira e contribuir para a organização das finanças pessoais. Pagar várias parcelas também pode ser útil para quem deseja vender um imóvel, pois é mais fácil negociar a venda sem as dívidas associadas.

No entanto, é importante lembrar que essa decisão é pessoal e varia de acordo com cada perfil. Algumas pessoas podem optar por amortizar a dívida, mesmo que não seja a escolha mais vantajosa financeiramente, pois isso pode trazer uma sensação de tranquilidade.

Tipos de amortização da dívida

Existem alguns tipos de amortização da dívida e analisar qual é o mais apropriado é muito importante para a sua vida financeira, pois cada modalidade possui suas próprias características, vantagens e desvantagens. As duas opções mais comuns são a amortização SAC, que possui parcelas maiores no início e menores ao final do contrato, e a amortização Price, que possui parcelas iguais durante toda a vigência do contrato.

Mas então, qual desses sistemas escolher? Para empréstimos e financiamentos de longo prazo, a tabela SAC costuma ser a opção mais utilizada, exigindo um esforço maior no início do pagamento. Já a tabela Price é mais adequada para empréstimos menores, tanto no valor emprestado quanto no tempo de pagamento.

Para fazer a decisão certa, é importante consultar o banco ou instituição financeira sobre as opções de amortização de dívida disponíveis e quais descontos são concedidos para antecipação das parcelas ao longo do tempo. Assim, você consegue ver o que vale ou não a pena, conforme explicamos anteriormente.

É possível encurtar o tempo de quitação do empréstimo e até mesmo diminuir os juros, por meio da amortização da dívida. Saiba mais sobre o assunto

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados