Sobre a Bravo
Nossa História
Trabalhe conosco
Serviços
Blog
Todo ano é a mesma coisa: chega a hora de fazer a declaração do Imposto de Renda e todo mundo fica naquela expectativa. Será que vou ter que pagar? Ou será que vou receber de volta? E quando é que esse dinheiro cai na conta?
Se você está nessa situação, fique tranquilo! Vamos explicar tudo sobre a restituição do Imposto de Renda, inclusive sobre o último lote que começa em setembro.
A restituição do Imposto de Renda é dividida em vários lotes ao longo do ano. São como parcelas de pagamento que a Receita Federal faz para quem tem direito a receber dinheiro de volta.
O último lote é especial porque geralmente inclui quem teve algum probleminha na declaração e precisou resolver. Vamos entender melhor como funciona tudo isso? Acompanhe com a Bravo!
Imagine que, durante o ano, você pagou mais impostos do que devia. A restituição do Imposto de Renda é justamente a devolução desse dinheiro que você pagou a mais. É como se fosse um troco, sabe?
Mas, como a Receita Federal sabe se você pagou mais do que devia? É aí que entra a declaração de Imposto de Renda. Quando você faz a declaração, você conta para o governo tudo o que ganhou e gastou durante o ano. O governo então faz as contas:
Se o resultado mostrar que você pagou mais do que devia, então você tem direito à restituição. Algumas coisas que podem te dar direito à restituição são:
Quanto mais dessas deduções você tiver, maiores são as chances de receber uma restituição.
A Receita Federal não devolve todo o dinheiro de uma vez para todo mundo; ela divide os pagamentos em lotes. É como se fosse uma fila, e cada lote é um grupo de pessoas que vão receber naquele momento.
O último lote é especial porque geralmente inclui quem teve algum problema na declaração e precisou resolver.
Por exemplo, se você caiu na malha fina (quando a Receita encontra alguma inconsistência na sua declaração) e conseguiu regularizar sua situação, você provavelmente vai receber no último lote.
Em 2024, o calendário de restituição do Imposto de Renda ficou separado da seguinte forma:
Como você pode ver, o último lote, o 5º, começa em setembro. É nessa data que a Receita Federal vai fazer o depósito para quem está nesse grupo.
E para acompanhar os pagamentos, você pode acessar o site da Receita Federal ou usar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” direto no seu celular.
O último lote da restituição do Imposto de Renda geralmente inclui:
Se você se identifica com alguma dessas situações, é bem provável que seu pagamento esteja programado para o último lote.
É super importante ficar de olho e regularizar qualquer pendência com a Receita Federal. Se você não resolver os problemas, pode acabar não recebendo sua restituição ou ter que esperar ainda mais tempo.
Quer saber se já está disponível? É muito fácil consultar a restituição do Imposto de Renda! Veja o passo a passo:
Você também pode fazer essa consulta pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" no seu celular. É bem prático! Para fazer a consulta, tenha em mãos:
E se você descobrir que ainda tem pendências, não se desespere! Entre no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no site da Receita Federal. Lá você consegue ver o extrato da sua declaração e entender o que precisa ser corrigido.
Boa notícia: você não precisa ir ao banco sacar o dinheiro da sua restituição do Imposto de Renda! A Receita Federal faz o depósito direto na conta bancária que você informou na sua declaração.
Por isso, é super importante conferir se os dados da sua conta estão corretos na declaração. Se tiver algum erro, o pagamento pode atrasar.
Depois que a Receita faz o depósito, o dinheiro costuma ficar disponível na conta em até 24 horas. Mas, fique de olho, pois às vezes pode demorar um pouquinho mais.
Se chegou a data prevista e você não recebeu, não entre em pânico! Primeiro, verifique se não houve nenhum problema com sua conta bancária. Se estiver tudo certo com a conta, entre em contato com a Receita Federal para entender o que aconteceu, e logo esse problema vai ser resolvido.
Receber a restituição do Imposto de Renda é sempre uma alegria, né? Mas, antes de sair gastando, que tal pensar com calma no que fazer com esse dinheiro?
Uma boa ideia é usar a restituição para quitar dívidas. Se você tem alguma conta pendente, principalmente aquelas com juros altos como cartão de crédito ou cheque especial, essa é a hora de colocar tudo em dia.
Outra opção é guardar uma parte desse dinheiro como reserva de emergência. Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer, e ter um dinheirinho guardado pode te livrar de muita dor de cabeça no futuro.
Mas se você já está com as contas em dia e tem uma reserva, que tal investir? Existem várias opções de investimentos de baixo risco, como a poupança, CDBs ou o Tesouro Direto. Assim, seu dinheiro continua rendendo e você fica mais tranquilo financeiramente!
Às vezes, a Receita Federal pode reter sua restituição do Imposto de Renda. Isso acontece quando ela encontra algum problema na sua declaração. As razões mais comuns são:
Se sua restituição foi retida, não entre em pânico; você pode corrigir a situação! Entre no e-CAC no site da Receita Federal, veja qual é o problema e faça as correções necessárias. Quanto mais rápido você resolver, mais cedo receberá sua restituição.
Para evitar dores de cabeça com a restituição do Imposto de Renda no futuro, aqui vão algumas dicas que você pode seguir:
Manter suas obrigações em dia com a Receita Federal é o melhor caminho para evitar problemas e garantir que você receba sua restituição do Imposto de Renda sem maiores complicações.
Lembre-se: a declaração de Imposto de Renda não é só uma obrigação, ela também é uma forma de ter um panorama da sua vida financeira.
Se você recebeu sua restituição, parabéns! Use esse dinheiro de forma inteligente. Se ainda está esperando, fique tranquilo e acompanhe as informações no site da Receita Federal.
E, se por acaso você está com dívidas e não sabe como sair dessa situação, saiba que a Bravo está aqui para te ajudar. A gente entende que às vezes as coisas ficam complicadas, mas sempre há uma saída.
Dê uma olhada em nossas soluções para quitar dívidas e recuperar o controle da sua vida financeira. Mesmo aquelas dívidas que parecem impossíveis de pagar têm solução!
Cuidar bem do seu dinheiro é cuidar bem de você e da sua família. E a Bravo está sempre aqui para te apoiar nessa jornada!
País
Brasil
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados