O número de endividados no Brasil cresce cada vez mais, com cerca de mais de 77% das famílias com algum tipo de pendência financeira, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio, Bens e Turismo (CNC). Ainda sofrendo com o desgaste econômico da pandemia, muitos brasileiros enfrentam dificuldade para manter as contas em dia.
Além disso, quitar as dívidas parece algo cada vez mais distante, uma vez que as famílias começam a pegar empréstimos com altas taxas de juros e a fazer novos compromissos financeiros, como compras no cartão de crédito, para tentar manter as contas em dia e atender as necessidades da casa. No entanto, com foco e organização, é possível se livrar das dívidas e sair do vermelho. Quite suas dívidas com as dicas do post de hoje e recomece sua vida financeira. Continue lendo!
Se você quer quitar suas dívidas, o primeiro passo é entender bem a origem e os valores de cada uma delas. Para isso, o ideal é listar todos os seus débitos por ordem de urgência de pagamento, levando em conta o atraso e as que possuem taxas de juros mais altas, como as dívidas de cartão de crédito e de cheque especial. Caso você tenha alguma dúvida sobre o valor atual de uma determinada pendência financeira ou sobre as taxas que você paga, vale a pena entrar em contato com o credor e se informar melhor sobre os números para que quite suas dívidas sem maiores problemas.
Entrar em contato com a instituição credora e demonstrar interesse em quitar suas dívidas é um passo importante para renegociar os valores e conseguir cumprir com os pagamentos, sem prejudicar seu orçamento. Por isso, analise com cuidado a sua situação financeira e exponha sua proposta, explique suas condições atuais e o que você precisaria para conseguir quitar tudo que deve. Não tenha medo, nem vergonha de ser sincero, o máximo que pode acontecer é o banco lhe fazer uma contraproposta, que você pode ou não aceitar. Lembre-se que os dois lados têm interesse em resolver o problema: você quer quitar suas dívidas e o credor que receber os valores devidos. Então, não hesite em tentar uma negociação que se enquadre melhor à sua realidade e a estabelecer um contrato que você consiga cumprir.
Abrir mão do seu tempo de lazer temporariamente, se dedicando a uma atividade que gere renda extra, pode trazer ótimos resultados, principalmente para sair do sufoco financeiro e se preparar para quitar suas dívidas. Pense que até mesmo um hobby, como artesanato e culinária, pode virar uma fonte de dinheiro e te ajudar a sair dessa situação difícil para garantir uma vida financeira mais tranquila do que a que você possui atualmente.
Cortar gastos é fundamental para quem quer sair do endividamento e quitar suas dívidas. Uma dica é organizar seus gastos em três categorias:
Fora isso, vale lembrar que é possível cortar gastos com atitudes simples do dia a dia, como não deixar a luz acesa quando sair dos ambientes, tomar mais banhos com o chuveiro no modo verão, levar sua marmita para o trabalho, ao invés de comer em um restaurante, ou consumir alimentos da estação, que são mais baratos. Tudo isso pode contribuir para que você quite suas dívidas.
Organizar as finanças e controlar seu orçamento deve tornar-se um exercício diário a ser preservado para que você consiga quitar suas dívidas e guardar dinheiro para conquistar seus objetivos financeiros. Você pode contar com o auxílio de uma tabela escrita à mão, de uma planilha no computador ou até mesmo de aplicativos no celular. Controlar seus gastos vai permitir não só que você quite suas dívidas, mas também que comece a poupar todos os meses para criar a sua reserva de emergência e evitar qualquer imprevisto financeiro que te faça voltar a se endividar.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados