Sabemos o quanto não receber um montante devido a você pode ser revoltante e atrapalhar toda a sua vida financeira, pessoal e os seus negócios. Mesmo tendo ciência de que sempre existe esse risco, na maioria das vezes não estamos preparados para isso e esperamos que o devedor cumpra o que foi acordado, mas nem sempre esse é o caso. Existem diversas formas de tratar esse problema e receber dívidas difíceis, principalmente cobrando quem deve da maneira correta. Saiba mais sobre como fazer isso de forma eficaz e de acordo com as leis!

banner brasil.png

Formas eficazes de receber dívidas difíceis

Cobrar quem deve pode ser incômodo, no entanto é algo extremamente necessário e que não pode ser deixado de lado. Lembre-se que se você prestou um serviço, emprestou dinheiro ou vendeu um produto, desde o princípio quem se beneficiou sabia que devia pagar por aquilo, por isso você não está fazendo nada de errado e está apenas exercendo seus direitos. Receber dívidas difíceis pode ser um desafio, mas trará bons resultados se as cobranças forem realizadas de forma bem pensada. A melhor maneira para enviar as cobranças é por meio da ferramenta de comunicação mais utilizada pelo devedor, se ele for seu cliente, o contato que ele deixou disponível no cadastro, que pode variar entre e-mail ou número de celular, que possibilita alguns tipos de cobrança: via mensagem de texto, WhatsApp ou ligação. Para receber dívidas difíceis, há ainda a possibilidade de realizar cobranças via carta. Seja qual método você escolher, o importante é ter objetividade e sempre preservar a boa educação, a simplicidade do conteúdo, as informações corretas e justas, de acordo com o que foi combinado anteriormente com o cliente, quando ele adquiriu o produto ou serviço. É importante lembrar que você deve fazer as cobranças de maneira amigável para receber dívidas difíceis. Então, nada de fazer ameaças, pois essa prática é proibida no Código de Defesa do Consumidor e pode levar a um processo judicial contra você e seu negócio. Portanto, ao realizar a cobrança seja objetivo, informe o motivo da dívida e o valor a ser pago. Vale a pena perguntar também se aconteceu alguma coisa que impediu que a pessoa quitasse a conta e se existe alguma previsão dela pagar o que deve, afinal o motivo pode ter sido apenas um esquecimento ou imprevisto. Se mesmo assim, o cliente não efetuar o pagamento da dívida 24 horas, você pode enviar outro e-mail ou mensagem, deixando bem claro que está aberto a negociações. Caso a estratégia de abordagem amigável não obtenha resultados e o cliente não realize os pagamentos, você pode tomar outras providências, como explicaremos a seguir.

banner brasil.png

Quando apelar para medidas judiciais

Conforme mencionamos, o primeiro passo para receber dívidas difíceis é fazer as cobranças de forma amigável. No entanto, isso pode não funcionar, e o passo seguinte irá depender de como e se você pode provar a existência do débito. Confira!

Dívida com prova escrita

Quando uma venda é realizada ou um serviço é prestado por meio de uma nota fiscal, nota promissória ou outra prova escrita, receber dívidas difíceis se torna mais simples. Isso porque nesses casos existe um compromisso assinado entre as duas partes interessadas e há a comprovação da compra do serviço ou produto. Nesses casos, basta entrar com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente, o que pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. Nesses casos, basta entrar com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente, o que pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. Após esse procedimento, o juiz responsável expedirá mandado de pagamento e o cliente terá 15 dias para executá-lo. Caso a pessoa não conteste a cobrança e se não efetuar o pagamento, o mandato converterá de maneira automática em título executivo judicial, que pode resultar na penhora ou apreensão dos bens do devedor. Por isso, certifique-se de documentar todas suas vendas e serviços prestados, assim como os contatos dos clientes, pois futuramente essas informações podem servir de prova para receber dívidas difíceis.

Venda sem prova escrita

Quando não há provas da dívida tão óbvias quanto uma nota fiscal, receber dívidas difíceis é mais complicado, mas não é impossível. Para que o devedor seja obrigado a te pagar, é necessário juntar o máximo de provas e também contar com testemunhas que confirmem que o negócio foi feito e não houve o pagamento. Isso incluiu conversas em redes sociais, e-mails e até mesmo filmagens de segurança do seu estabelecimento. Primeiro, é necessário apresentar as provas obtidas no JEC. Depois disso, todos os documentos passarão por uma análise pericial, o que pode levar algum tempo. Nessa situação também, o acusado também tem chances de contestar a origem da dívida e a quantia cobrada. Mas desde que você consiga provar que a dívida existe de forma clara, o devedor terá que cumprir com suas obrigações financeiras!

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados