Muitos dos endividados costumam se preocupar com o nome sujo, ou seja, quando o consumidor é inscrito nos Serviços de Proteção ao Crédito após um determinado período de inadimplência. Afinal, isso pode acarretar em diversas consequências para a vida financeira e pessoal de quem deve. No entanto, o que a maioria não sabe é que mesmo quitando as dívidas ou após a prescrição delas, seus problemas não acabam por aí. Isso porque as instituições bancárias têm acesso ao histórico de dívidas, mesmo que o cliente esteja com o nome limpo. Esse é o assunto do nosso artigo de hoje, confira a seguir!

banner brasil.png

O banco pode negar crédito depois que eu limpar meu nome?

Mesmo que você já tenha pago todas as suas dívidas e esteja com as finanças em ordem e o nome limpo, os bancos ainda assim podem te negar qualquer crédito por quanto tempo eles quiserem. Isso porque os bancos fazem sua própria lista de pessoas que já foram inadimplentes e podem ser maus pagadores, com base no histórico do consumidor, obtido por meio do sistema do Banco Central. Dessa forma, eles possuem acesso ao histórico de dívidas, mesmo de quem está com o nome limpo.

O Banco Central esclarece que o seu Serviço de Informações de Crédito não é uma ferramenta restritiva, mas as instituições financeiras utilizam esses dados para montar seus próprios cadastros nativos, onde os clientes daquela lista são pessoas que já deveram e, por isso, consideram que elas têm menos chance de cumprir com suas obrigações financeiras.

Dificuldades para a vida dos consumidores

Esse acesso ao histórico de dívidas mesmo de quem tem o nome limpo pode resultar em uma série de consequências para a vida financeira e pessoal do consumidor. Isso porque os bancos podem negar acesso a diversos tipos de crédito, como empréstimos e financiamentos, para o resto da vida de quem já deveu um dia.

Por isso é importante ter um bom planejamento financeiro. As maiores instituições de proteção ao crédito, Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil, contam com ferramentas onde você pode consultar o seu CPF de graça e verificar se você tem alguma irregularidade em aberto. Se você descobrir que está com o nome sujo, procure quitar as dívidas o quanto antes.

Outro fator que o banco pode considerar na hora de consultar o histórico de dívidas de quem tem o nome limpo é o score do consumidor, uma pontuação que indica se a pessoa tem um bom histórico de pagamentos. Se o seu score é acima de 700, você é considerado um bom pagador. Já se o seu score é até 300, o banco interpreta que você tem alto nível de inadimplência.

Então, como fazer para conseguir crédito?

Como explicamos, o acesso ao histórico de dívidas mesmo de quem tem o nome limpo, pode tornar o acesso ao crédito um desafio, até se sua vida financeira estiver em ordem atualmente. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a confiança do credor.

Comprove sua renda

A análise feita pelo banco tem o objetivo de diminuir as chances de que ele acabe saindo no prejuízo em decorrência da falta de pagamento do consumidor. Comprovando sua renda, você pode mostrar que tem condições de arcar com crédito que deseja obter posteriormente. Muitas vezes a instituição bancária pode ter informações desatualizadas, por isso é interessante conversar sobre sua situação financeira atual.

Espere um pouco depois de limpar seu nome

Não adianta pedir crédito logo após sair da inadimplência. O ideal é esperar alguns meses para fazer a solicitação e manter suas contas em dia durante esse período, com organização e disciplina para não acabar endividado novamente.

banner brasil.png

Faça os pagamentos em dia

É importante criar novos padrões de consumo para os sistemas que monitoram seus hábitos financeiros. Por isso, fique atento à pontualidade dos seus pagamentos e evite atrasos.

Solicite crédito moderadamente

Se você pediu crédito há pouco tempo, o mais indicado é esperar um pouco antes de fazer uma nova solicitação, assim você aumenta as chances de que ela seja aceita.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados