É difícil para muitas pessoas controlar o dinheiro, nós sabemos. Mas existem coisas simples que você pode fazer todo dia e que podem mudar completamente suas finanças! Elas ajudam você a não ter dívidas ou outros problemas grandes com dinheiro.

Os bons hábitos financeiros ajudam a controlar gastos e evitar dívidas. Então, continue lendo com a Bravo para descobrir como organizar sua vida financeira de uma vez por todas!

1. Registro diário de despesas e receitas

A primeira coisa é anotar tudo o que você ganha e quanto gasta também. Essa anotação precisa ser feita diariamente.

Existem vários aplicativos de organização financeira que você pode usar, mas se preferir também pode usar papel e caneta ou uma planilha no computador. Assim, fica tudo organizado e é fácil ver quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo.

Toda vez que você ganhar ou gastar dinheiro, anote na planilha. Coloque a data, o valor e escreva o que foi aquela entrada ou saída. Não deixe as anotações acumularem para fazer depois, pois aí fica difícil lembrar de todos os gastos e ganhos. Um pequeno esforço por dia faz muita diferença no final do mês.

Esse é o primeiro passo para começar a cultivar bons hábitos financeiros, pois você vai ver onde está gastando muito, o que pode cortar e onde pode economizar. É um exercício ótimo para controlar suas finanças!

2. Planejamento antecipado

Outro hábito financeiro muito importante é planejar suas finanças com antecedência. Não espere até o fim do mês para ver quanto dinheiro sobrou. Antes, decida como vai gastar.

Planejar é muito importante! Assim, você controla melhor seus gastos e não fica sem dinheiro antes do próximo pagamento. Isso ajuda também a poupar para coisas importantes, como uma viagem ou para pagar dívidas. Uma dica é fazer metas diárias e semanais de quanto gastar:

  • Determine um valor máximo para gastar por dia com comida, transporte e outros gastos necessários;
  • Faça um limite também para os gastos semanais, como mercado e contas.

Seguindo esses passos, fica muito mais fácil cuidar do seu dinheiro. O segredo é se planejar e não deixar para a última hora. Assim, você consegue realizar seus objetivos financeiros e pode estabelecer metas semanais de quanto quer poupar ou aplicar – mas não para por aí!

No começo, pode ser estranho ou parecer difícil planejar seu dinheiro com antecedência. Mas não desanime! Com o tempo, essa prática vai se tornar um hábito bem normal.

3. Controle de impulsos

É muito comum termos vontade de comprar coisas que, na verdade, não precisamos tanto assim. Essas compras por impulso, sem pensar direito, são inimigas das suas economias e objetivos financeiros.

Por isso, um hábito muito importante é controlar esses impulsos de gastar dinheiro à toa. Quando você for comprar qualquer coisa, se pergunte se você realmente precisa disso.

Uma dica ainda melhor é esperar até o dia seguinte para comprar. Às vezes, você só está comprando por impulso, então, ele passa e você economiza o dinheiro.

Outra coisa que ajuda é fazer uma lista das coisas que realmente precisa comprar antes de ir às compras e seguir à risca, sem comprar nada que não esteja nela.

Lembre-se também dos seus objetivos financeiros, como poupar para uma viagem, uma casa nova ou para se aposentar tranquilo; pense se aquela compra impulsiva não vai atrapalhar esses seus sonhos.

No começo é difícil resistir às tentações, mas quanto mais você praticar o autocontrole, mais fácil fica. Mantenha sempre em mente que cada compra desnecessária que você evita é dinheiro poupado para realizar seus verdadeiros objetivos.

4. Invista regularmente

Mesmo que seu dinheiro esteja apertado, é muito importante guardar um pouquinho todo mês. Esta prática se chama investir.

Você não precisa aplicar muito de uma vez. O importante é ser consistente e investir um valor pequeno, mas todo mês, sem falhar. Por exemplo, se você conseguir investir R$ 50,00 por mês, no final do ano já vai ter R$ 600,00 aplicados!

Pode parecer pouco, mas com o tempo e os rendimentos, essa quantia vai crescendo. Por isso, é ótimo começar a investir seu dinheiro o mais cedo possível. Quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, mais ele pode crescer.

Mesmo rendendo pouco por mês, ao investir regularmente esses pequenos valores, com o tempo você verá uma boa quantia se acumulando. O importante é não deixar o dinheiro parado, sem render nada. Invista nem que seja um pouquinho por mês, mas comece desde já a criar esse hábito financeiro saudável.

5. Revisão e ajustes constantes

Mesmo seguindo todos os hábitos financeiros que mencionamos, é muito importante rever e ajustar seu planejamento com frequência. As coisas mudam, novos gastos aparecem e objetivos são alcançados ou modificados.

Por isso, faça uma revisão diária dos seus registros de entrada e saída de dinheiro. Veja se está dentro do planejado ou se ultrapassou os limites em alguma categoria de gastos. Anote o que deu certo e o que precisa melhorar.

Semanalmente, faça uma revisão mais completa: calcule o total que economizou e compare com a meta estabelecida, verifique se conseguiu controlar os impulsos por compras desnecessárias e avalie se os investimentos estão rendendo conforme o esperado.

Não tenha medo de ajustar as metas e o planejamento conforme a necessidade. Se estiver muito apertado, aumente um pouco os limites de gastos. Mas se estiver sobrando bastante dinheiro, aproveite para investir mais.

O importante é fazer esses ajustes constantes para que o planejamento financeiro reflita a sua realidade atual e suas prioridades.

Dica extra: recorra a um profissional sempre que necessário

Às vezes, mesmo seguindo todos esses hábitos financeiros, as coisas ficam muito complicadas e você não consegue se organizar sozinho. Talvez suas dívidas tenham aumentado muito ou você não esteja conseguindo poupar nada.

Existem pessoas que podem te ajudar com isso: são os especialistas em finanças pessoais. O trabalho deles é ensinar as pessoas a cuidar melhor do seu dinheiro. Eles mostram como controlar os gastos, pagar todas as contas em dia e até quitar dívidas que a pessoa possa ter.

Outra opção são as empresas especializadas em reestruturação e renegociação de dívidas, como a Bravo. Os nossos consultores vão negociar diretamente com seus credores pelos melhores acordos e condições especiais de pagamento.

Assim, fica muito mais fácil quitar todas as suas pendências, além de você receber orientação para organizar sua vida financeira!

E para mais dicas que vão te ajudar a alcançar o equilíbrio financeiro para uma vida mais estável com relação o dinheiro, não deixe de conferir também o blog da Bravo e todas as recomendações que temos por lá!

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados