Ter dívida de cartão de crédito pode gerar uma série de preocupações para quem está inadimplente e já começou a sofrer com as consequências de ter o CPF incluído nos serviços de proteção ao crédito e ficar com o nome sujo. Uma das principais dúvidas é se dívida de cartão de crédito pode bloquear CPF e quais as consequências que isso pode ter na vida pessoal e financeira de quem deve.

No post de hoje, vamos esclarecer todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e mostrar o que é preciso fazer, se descobrir que o seu CPF está bloqueado. Leia mais a seguir!

banner brasil.png

O que pode bloquear o CPF?

Deixar de entregar declarações de Imposto de Renda ou ficar em débito com o fisco podem ser um dos motivos que levam o cidadão a ter o CPF bloqueado. O documento também pode estar “Pendente de Regularização" pelo fato do declarante estar com dívidas em aberto nos últimos cinco anos com a Receita Federal. Ou seja, valores referentes ao Imposto de Renda devem ser quitados com o fisco o quanto antes.

O bloqueio do CPF também pode acontecer quando existem informações divergentes das obtidas pela Receita, referente a investimentos. Dívidas registradas em cartórios são outra questão que pode contribuir para o bloqueio. Raramente uma dívida de cartão de crédito comum irá bloquear o seu CPF.

Estar com o CPF bloqueado pode não ter nada a ver com endividamento. Uma pessoa negativada pode, por exemplo, abrir uma conta bancária. No entanto, quem tem o CPF em situação irregular, não pode fazer o mesmo, como você vai ver a seguir.

Quais as consequências de ter o CPF bloqueado

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro, sendo requerido para diversas atividades, por isso é essencial esclarecer se dívida de cartão de crédito pode bloquear o CPF e quais outras situações podem gerar esse transtorno.

Este documento pode ser emitido pelo site da Receita Federal, pelas agências da Caixa Econômica Federal, pelos Correios ou pelo Banco do Brasil. Cada CPF é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos diferentes, que não podem ser alterados sem uma decisão judicial. Ele é um documento intransferível e individual.

Com o CPF em dia, é possível financiar imóveis, móveis, comprar no crediário, fazer inscrições em faculdades e concursos, emitir passaporte, entre várias outras ações. Com o bloqueio do documento, o cidadão perde todas essas possibilidades, além de poder ter a conta bancária bloqueada, o que nem precisamos dizer que pode gerar um baita transtorno na vida de qualquer pessoa.

Tendo o CPF bloqueado, você também não consegue solicitar cartões de crédito ou abrir contas em outros bancos, fica proibido de receber de aposentadorias e outros benefícios governamentais. Saiba como você pode evitar tudo isso, consultando a situação do seu CPF.

Como consultar se meu CPF está bloqueado

Consultar se o seu CPF está bloqueado é fácil e pode evitar muitos problemas futuros. Você pode fazer isso de duas maneiras: pelo site da Receita Federal ou pelo Serasa. Siga os passos:

banner brasil.png

Como consultar o CPF pelo site da Receita Federal

  1. Acesse seu Comprovante de Situação Cadastral no CPF, no site da Receita Federal.
  2. Preencha com os seus dados e clique na opção "Não sou um robô”.
  3. Depois selecione “Consultar”.

Como consultar o CPF pelo SERASA

  1. Acesse o site do SERASA e preencha o número do CPF, na página inicial.
  2. Selecione “Consultar Agora”.
  3. Se for seu primeiro acesso no site, preencha o cadastro conforme solicitado.
  4. Faça a verificação por SMS ou e-mail, como indicado no site.
  5. Digite o código recebido pelo meio escolhido e clique em “Confirmar código”.

Ao fazer a consulta, o seu CPF pode ter os seguintes status:

  • CPF cancelado: ocorre quando há multiplicidade no cadastro, por decisão judicial ou em alguns casos raros, por roubo ou perda do documento.
  • CPF nulo: o documento é considerado nulo quando há fraude comprovada no cadastro, duplicando a sequência numérica ou retirando um novo documento para falecidos.
  • CPF suspenso: pode estar relacionado a informações incorretas no cadastro nacional ou pelo contribuinte ter deixado de votar na última eleição, isso porque a Receita Federal cruza os dados com a Justiça Eleitoral.
  • CPF bloqueado: como já abordamos nesse conteúdo, o CPF é bloqueado em situação de dívida com fisco ou qualquer outro débito que esteja protestado em cartório. Se o que constar for “Pendente de Regularização", você deve estar com pelo menos uma declaração atrasada nos últimos cinco anos.

Como desbloquear o CPF?

Você pode desbloquear e regularizar o CPF pela internet caso ele esteja “Suspenso" ou comparecer a um posto da Receita Federal para resolver o problema. Caso ele conste como bloqueado, é preciso enviar a declaração faltante para o fisco ou pagar os débitos em aberto, emitindo um DARF com os juros e multas devidamente acrescentados.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados