Como saber se tenho dívidas no CPF?

Ter dívidas no CPF pode trazer uma série de consequências para a vida financeira do consumidor, por isso esse assunto preocupa tanta gente! Mas hoje viemos lembrar que é possível realizar uma consulta periodicamente para verificar se você tem dívidas no CPF e manter o controle das suas finanças, sem ter o documento bloqueado e suas atividades restringidas por isso. Saiba como fazer isso e manter suas finanças em ordem no nosso conteúdo logo abaixo.
É possível realizar uma consulta periodicamente para verificar se você tem dívidas no CPF e manter o controle das suas finanças. Saiba como!

Como as dívidas no CPF podem afetar a minha vida financeira?
Através do Cadastro de Pessoa Física (CPF), são armazenadas informações relevantes acerca de sua situação financeira, tais como dívidas no CPF, protestos, pagamentos, litígios judiciais e outros eventos relevantes. Assim, o CPF e as informações associadas a ele são a principal fonte de consulta utilizada pelas empresas quando você busca obter crédito ou pretende estabelecer algum tipo de transação comercial.
Além disso, vale ressaltar que o estado do seu CPF pode ter um impacto direto em sua vida financeira ao solicitar crédito no mercado. Portanto, é de extrema importância manter sua documentação sempre regularizada.
Motivos para consultar o seu CPF
Os consumidores têm acesso gratuito e online à consulta do CPF, que lhes permite obter informações sobre sua situação financeira. Por meio dessa consulta, é possível verificar questões como dívidas, score e até mesmo a situação cadastral do documento junto à Receita Federal.
A fim de viabilizar essas consultas gratuitas do CPF, os sites e empresas dependem da colaboração dos Órgãos de Proteção ao Crédito, que são responsáveis por fornecer as informações referentes a cada consumidor.
A consulta do CPF possibilita principalmente:
– \- Verificar se existe algum tipo de pendência atrelada ao seu nome;
– \- Iniciar uma negociação de dívidas para colocar sua vida financeira em dia;
– \- Reduzir chances de golpes, pois caso existe uma pendência que você sabe que não é sua responsabilidade, pode ser que tenha sofrido um golpe, e ao consultar o CPF você pode verificar isso;
– \- Conferir o seu score de crédito para saber se está apto a conseguir um empréstimo pessoal, financiamento e outros tipos de crédito.
Como consultar um CPF
Hoje em dia, você pode consultar as dívidas no CPF de um jeito bem simplificado e fácil, então não tem desculpas para não fazer isso! A consulta pode ser feita pela internet no site da Receita Federal, ou também em sites de Órgãos de Proteção ao Crédito. Ensinamos alguns passo a passos a seguir:
Pelo site ou app do Serasa
1. Acesse
2. Faça login ou cadastre seu CPF no sistema;
3. Clique em “Meu CPF” e verifique se há pendências, que estão classificadas entre dívidas, protestos, cheques sem fundo, falências e ações judiciais;
4. Pelo app do Serasa o processo é o mesmo: depois de fazer o login no sistema, basta clicar em “Meu CPF” e descer a tela para acessar possíveis pendências.
Pelo site ou app da Boa Vista SCPC
Outra opção é consultar se tem dívidas no CPF na Boa Vista SCPC. É só fazer o seguinte:
1. Acesse o site e clique em “Consulta de CPF”;
2. Digite seu CPF e conclua o cadastro com dados adicionais;
3. Logo após fazer o login, na página inicial, já será possível visualizar se seu nome está limpo.
Se preferir acessar pelo celular, o app é o Boa Vista Consumidor Positivo, disponível no Google Play e App Store. O procedimento é idêntico ao realizado pelo computador.

Consultar o CPF na Receita Federal
Você também pode consultar se tem dívidas no CPF relacionadas à Receita Federal pelo site do órgão. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Acesse o site oficial da Receita Federal;
2. Preencha os campos com o seu CPF e data de nascimento;
3. Assinale a caixa “não sou um robô” e clique em consultar.
Lá, será possível verificar se existem restrições no seu CPF por meio de um dos cinco status disponíveis no sistema: Regular, Pendente de Regularização, Suspenso, Cancelado e Nulo.
Lembre-se que se constatar que existem dívidas no seu CPF, você deve começar a se organizar para quitar as pendências e retomar o controle da sua vida financeira para não sofrer ainda mais consequências disso. Por isso, não deixe de fazer a consulta com regularidade!