Sobre a Bravo
Nossa História
Trabalhe conosco
Serviços
Blog
“Como saber se meu nome está sujo” é a dúvida de muitos brasileiros. De acordo com dados do Serasa, em 2023 mais de 71 milhões de brasileiros finalizaram o ano inadimplentes e com o nome sujo em cadastros de proteção ao crédito.
Essa situação pode trazer sérias consequências para a saúde financeira e a qualidade de vida, dificultando o acesso a crédito, financiamentos e até mesmo serviços essenciais.
Por isso, é fundamental estar atento aos sinais de um nome sujo e tomar medidas para regularizar sua situação assim que possível.
A seguir, nós da Bravo vamos te mostrar como saber se seu nome está sujo e como identificar em como está a sua saúde financeira!
Ter o nome sujo significa estar negativado em cadastros de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC. Esse cadastro acontece pela falta de pagamento de dívidas como cartão de crédito, financiamentos ou contas em atraso.
Quando uma pessoa não paga suas obrigações financeiras dentro do prazo estipulado, as empresas credoras passam a ter o direito de inscrever seu nome nesses cadastros, sinalizando que ela é um devedor inadimplente – como se fosse um alerta para o mercado de que aquela pessoa é uma “má pagadora”.
No entanto, essa situação também afeta significativamente a saúde financeira, pois dificulta o acesso a crédito, financiamentos e até mesmo a contratação de serviços essenciais, como planos de saúde, aluguel de imóveis, solicitação de cartão de crédito e abertura de contas bancárias.
Quando as empresas entendem que a pessoa não é uma boa pagadora e pode acabar não arcando com os compromissos financeiros, dificilmente oferecerão empréstimos, cartões de crédito ou outros serviços financeiros.
Por isso, prezar por ter um nome limpo é algo muito importante na vida de forma geral.
Mas afinal, o que uma pessoa com nome sujo não pode fazer?
Apesar do que muita gente pensa, as consequências de ter o nome sujo vão muito além das restrições de crédito. Elas podem impactar diversas áreas da vida, como:
Se você precisa regularizar a sua situação financeira, o primeiro passo é saber se seu nome está sujo, quais são as dívidas e o valor delas.
E como para saber se seu nome está sujo? As principais formas são:
A consulta aos cadastros de proteção ao crédito é totalmente gratuita, conforme determinado pela legislação brasileira. Portanto, tome cuidado e não pague em meios não oficiais por serviços oferecidos gratuitamente!
Após confirmar que você não está com o nome limpo, o mais adequado é regularizar sua situação financeira o mais rápido possível.
Mas como fazer isso? Veja os principais passos:
Para mais informações sobre como quitar suas dívidas de maneira confiável, confira nosso artigo.
Depois de regularizar sua situação financeira, é fundamental que mude seus hábitos financeiros para manter o nome limpo e evitar futuras situações de inadimplência. Algumas dicas práticas para isso são:
Lembre que manter uma boa saúde financeira é essencial para alcançar seus objetivos de vida e desfrutar de tranquilidade e segurança!
Ao adotar essas estratégias, você dá um passo muito importante para construir uma relação saudável com o dinheiro e evitar todos os impactos negativos de um nome sujo.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados