Sobre a Bravo
Nossa História
Trabalhe conosco
Serviços
Blog
97% dos brasileiros têm problemas com dinheiro, segundo um estudo do Itaú Unibanco, e é por isso que vemos cada vez mais um tema ganhando força, que é a importância da educação financeira.
Mas infelizmente, a educação financeira ainda não recebe a atenção que deveria, fazendo com que muitos não saibam lidar com seu próprio dinheiro. E a inadimplência, ou ainda a insegurança financeira, traz problemas tangíveis para a vida daqueles imersos neste cenário.
Ansiedade, depressão, baixa autoestima e estagnação são apenas alguns dos pontos negativos trazidos quando não sabemos lidar com nossas finanças, mas a lista é muito maior.
Quer saber uma boa notícia? É possível aprender mais sobre esse tópico tão importante a qualquer idade! A Bravo preparou esse texto super especial para te ajudar a manter uma vida financeira saudável, evitando dívidas e conquistando seus sonhos. Quer saber mais? Então, continue lendo com a gente!
Educação financeira é o processo de compreender como o dinheiro funciona. Isso envolve entender como uma pessoa ganha, administra, investe e gasta seus recursos. Mais do que apenas fazer contas, esse processo envolve aprender a tomar decisões inteligentes e estratégicas, sempre de acordo com o seu orçamento e objetivos de longo prazo.
Ela também diz respeito à consciência sobre as oportunidades e os riscos envolvidos com o dinheiro. Ao compreender como funcionam produtos como investimentos variados, fica mais fácil de entender como deixar nosso futuro mais tangível. Os quatro pilares da educação financeira são:
Dentro desses aspectos, aprendemos a identificar nossos gastos em 3 categorias: essenciais, opcionais e dispensáveis. Dessa maneira, você aprende a controlar seu orçamento – algo que vamos ensinar mais para frente! –, evitando, assim, dívidas novas.
O orçamento pessoal é uma ferramenta de planejamento que detalha as receitas e despesas de uma pessoa. O objetivo é organizar as finanças para estarem sempre em equilíbrio, ou seja, para que as despesas (quanto sai da sua conta) estejam alinhadas com as receitas (quanto entra na sua conta).
Existem vários aplicativos de organização financeira que podem te ajudar, como já ensinamos no nosso blog. Eles ajudam a registrar despesas, planejar metas de economia e até alertar sobre contas a vencer, evitando cair em problemas como o atraso e os juros.
Por meio de um bom orçamento pessoal você consegue:
Se você não é muito fã de aplicativos, é possível usar também a boa e velha planilha do Excel. Com um pouco de prática, logo estará planilhando seus gastos como um profissional!
Você já viu esses dois termos, mas não entendeu como eles estavam relacionados? Não se preocupe, viemos explicar! Crédito é quando você pega dinheiro emprestado, enquanto dívida é o que você precisa pagar referente a isso.
Vale mencionar que o crédito não é um vilão. É totalmente possível usá-lo de forma responsável para realizar sonhos de maneira controlada, como comprar um eletrodoméstico novo, por exemplo! Ainda, com o cartão certo, você também pode conseguir descontos, cashbacks e pontuação em programas especializados.
E se, por um lado, o crédito pode ser uma ferramenta incrível para alcançar seus objetivos, a dívida já não possui um contexto positivo. Segundo o mesmo estudo do Itaú, 46% da população brasileira não pensa sobre dinheiro para não se sentir mal. Afinal, estar endividado (ou correndo risco de) afeta a saúde mental, física e conjugal também.
Para reduzir e gerenciar suas dívidas, você pode tentar alguns métodos relativamente simples – mas que vão exigir bastante dedicação. Confira algumas das táticas básicas para conseguir se organizar financeiramente:
Reduzir e gerenciar dívidas exige planejamento e disciplina. Portanto, comece anotando todos os seus débitos, incluindo o valor total, as taxas de juros e as datas de vencimento. Com isso em mãos, você pode seguir para o próximo passo.
É fundamental estabelecer uma estratégia sólida e eficiente para quitar suas dívidas. Uma abordagem muito eficaz é o método conhecido como “bola de neve”. Ele consiste em priorizar o pagamento das dívidas menores, quitando-as o mais rapidamente possível. Ao mesmo tempo, você continua cumprindo com o valor mínimo das maiores.
Outra opção é a técnica da “avalanche”, que segue a lógica inversa. Neste caso, você foca primeiramente nas dívidas com as taxas de juros mais elevadas, livrando-se delas imediatamente. Essa abordagem pode resultar em uma economia significativa a longo prazo, se feita corretamente.
Para manter o controle e não se desviar do plano, é importante separar uma parcela específica do seu orçamento dedicada exclusivamente ao pagamento das dívidas. Procure reduzir gastos em outras áreas para destinar mais recursos financeiros para a quitação dessas pendências.
Negociar dívidas é uma opção importante. Por isso, entre em contato com seus credores e explique sua situação financeira. Muitas vezes, é possível renegociar prazos e taxas de juros. Faça isso quanto antes para evitar maiores problemas.
Caso suas dívidas ultrapassem 15 mil reais quando somadas, você pode consolidá-las em uma só com a ajuda da Bravo. Assim, você só se preocupa em pagar uma parcela por mês e ainda consegue descontos de até 70%!
Investir e poupar são essenciais para construir um futuro estável. Mesmo enfrentando dívidas, é possível começar a economizar! Separe uma pequena quantia do seu orçamento mensal para esse fundo, mesmo que seja pouco. O importante é criar o hábito de poupar regularmente.
E acredite: começar é mais simples do que parece. A primeira etapa é criar uma reserva de emergência. O valor dela reserva deve cobrir de três a seis meses de despesas essenciais, o que te dará tranquilidade caso tenha algum imprevisto, como perder seu emprego, passar por um problema de saúde ou outra emergência.
Após construir seu fundo, considere investi-lo. Você pode começar de forma mais conservadora com investimentos de baixo risco, como Tesouro Direto ou CDBs – eles garantem um retorno menor, mas estável, e com liquidez financeira maior que outras classes.
Aprender sobre dinheiro ajuda a quebrar um ciclo de dívidas e empréstimos, permitindo alçar voos mais altos sozinho. Mas como fazer isso?
Além de aprender a maneira mais efetiva de pagar suas dívidas, montar um orçamento financeiro completo e saber como poupar, é importante buscar novas informações!
Existem muitos ótimos conteúdos (pagos e gratuitos) para se informar cada vez mais. Procure por professores renomados, que tenham formação em finanças e cursos específicos. Tenha em mente que se educar financeiramente é um processo contínuo, portanto, esteja aberto a aprender e aprimorar seus conhecimentos.
Cultivar hábitos financeiros saudáveis é fundamental para evitar dívidas e ter o nome sujo. Aprender a fazer um orçamento, controlar os gastos e poupar regularmente são passos importantes, além de priorizar o pagamento das dívidas existentes e ter o cuidado para não criar novas.
Quitar débitos não é algo totalmente fácil e requer muita disciplina e persistência, mas é totalmente possível. E para ajudar, a Bravo está do seu lado com toda a nossa expertise de mercado comprovada para te ajudar a se livrar das suas dívidas!
Lembre-se sempre que o controle do seu dinheiro está em suas mãos. Entre em contato conosco e solicite uma consultoria gratuita!
País
Brasil
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados