Veja o que você deve fazer se "não tenho como pagar minhas dívidas" é a sua realidade. Confira as dicas e recupere o seu controle financeiro.
"Não tenho como pagar minhas dívidas" é um pensamento que paira sobre a cabeça de grande parte da população do nosso país. A taxa de endividamento dos cidadãos brasileiros atingiu o patamar máximo registrado na história: 77,9% das pessoas, conforme informações disponibilizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O mais recente estudo realizado pelo Serasa revelou que cerca de 69,43 milhões de indivíduos começaram o ano de 2023 com o nome negativado.
O que nos leva a pensar: qual é a saída para acabar com esse problema e se ver livre das dívidas? Nós reunimos algumas dicas que podem te ajudar. Confira a seguir!
Se você não tem como pagar suas dívidas e está considerando esperar o prazo de prescrição, saiba que normalmente, as instituições costumam ter profissionais específicos para a cobrança e, por isso, não deixam que a dívida se torne caduca sem entrar em contato com os devedores. Quanto maior for o valor da dívida, é mais provável ainda que isso ocorra.
Outro ponto importante que deve ter em mente é que quando se trata de dívidas maiores, geralmente existe uma hipoteca de bens ou obrigação de fornecer garantias bancárias. Desta forma, é mais provável que os bens sejam penhorados e hipotecados com juros do que esperem a dívida prescrever.
Por isso, aguardar esse tempo e simplesmente esperar que tudo se resolva como se você não fosse sofrer as consequências disso não é uma boa opção! Veja o que você deve fazer se "não tenho como pagar minhas dívidas" é a sua realidade.
Primeiramente, quem quer pagar suas dívidas deve realizar uma análise minuciosa de todas as parcelas pendentes. Isso é imprescindível, pois, sem essa análise, não é possível obter uma visão precisa do montante total que está em débito. Com base nessas informações, você conseguirá desenvolver um plano para acabar com as suas dívidas. Vale lembrar que é importante dar preferência àquelas contas que possuem custos mais elevados, ou seja, aquelas que acarretam as mais altas taxas de juros.
A maioria das dívidas surge devido à negligência financeira, que é gastar mais do que se ganha. O problema é que muitas pessoas não o fazem de propósito, pois não têm o hábito de controlar seus gastos. Portanto, é necessário registrar todas as receitas e despesas para gerenciar o orçamento pessoal, o que pode ser feito por meio de aplicativos ou planilhas.
Ao conhecer todas as suas dívidas, você tem a oportunidade de realizar uma análise matemática mais aprofundada, a fim de identificar gastos elevados e pequenas despesas que representam grandes custos em sua carteira quando somados. Realizando essa autoavaliação, você tem a chance de identificar diversos excessos que estão além de seus rendimentos e nunca mais ter que dizer: não tenho como pagar minhas dívidas.
Mostrar interesse em pagar suas dívidas é o primeiro passo para conseguir melhores condições com o credor para quitar seus débitos. Quando analisar seu orçamento e descobrir quais valores seriam realistas para você conseguir fazer os pagamentos que deve, procure a instituição credora, explique sua atual situação e faça uma proposta com novos valores e condições de pagamento.
Depois de explicar a sua realidade financeira, você também pode pedir para que o credor proponha um novo contrato com condições facilitadas. O importante é tirar todas as suas dúvidas e ter certeza de que está fechando um bom negócio. Se tiver alguma dúvida, recorra a um especialista!
Já pensou em como pode ganhar uma grana extra com um trabalho temporário ou até mesmo com algum hobby ou alguma habilidade que você executa bem? Mesmo que você tenha que abrir mão de uma parte do seu tempo livre durante o dia, essa pode ser uma solução temporária, pelo menos até você pagar suas dívidas.
Outra ideia interessante é vender itens que não são mais frequentemente utilizados, como roupas, sapatos e até eletrodomésticos. Além disso, graças às plataformas especializadas em serviços freelancers, qualquer pessoa pode encontrar trabalhos para realizar em seu próprio lar, o que pode se tornar uma ótima fonte de renda extra.
A internet, juntamente com os cursos e videoaulas disponíveis gratuitamente, torna-se uma grande aliada para quem não tem como pagar as dívidas e deseja se tornar freelancer para obter uma renda adicional.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados