Dívidas de cartão de crédito, como o Nubank estão entre as principais causas do endividamento dos brasileiros. Isso acontece em grande parte porque esse tipo de débito tende a tornar-se uma bola de neve rapidamente, visto que quando você não paga os valores na sua totalidade até a data de vencimento, começam a ser cobrados juros e outros impostos, aumentando o valor inicial da dívida de cartão de crédito, que cresce com o passar do tempo em inadimplência.
Uma dúvida comum entre os inadimplentes é se a dívida do Nubank caduca, assim como a de outros cartões de crédito. Vamos responder essa pergunta e explicar melhor sobre os prazos para isso acontecer. Continue lendo!
A dívida prescrita é chamada popularmente de dívida caduca. A prescrição de dívida ocorre quando um determinado débito com uma empresa, banco ou outra instituição não pode mais ser cobrado judicialmente, após um período de tempo determinado. O valor continua existindo perante o estabelecimento, porém, após o prazo estabelecido, ele não poderá mais ser cobrado judicialmente.
Explicando melhor, quando o consumidor tem dívidas de cartão de crédito com o Nubank ou outra empresa, ela pode cobrar pelo crédito de diversas formas, primeiro por vias administrativas, enviando o nome do consumidor aos órgão de proteção ao crédito e, caso nada disso não funcione e o devedor não pague, a cobrança é feita por vias judiciais, no entanto existe um prazo para que isso possa ser feito.
Diferentes tipos de dívida prescrevem em prazos distintos, como regula o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 205. O prazo mais comum para as dívidas prescreverem, ou caducarem, é de cinco anos, tempo que passa a ser contado a partir da data de vencimento da dívida. Esse tempo é referente a dívidas de cartão de crédito, financiamento, impostos e honorários de profissionais liberais, por exemplo.
Após esse período, como dissemos, o credor não pode mais fazer cobranças por vias judiciais e o nome do consumidor deve ser retirado dos serviços de proteção de crédito, como o Serasa. No entanto, isso não quer dizer que a dívida parou de existir, nem que você vai parar de sofrer as consequências de não ter pago o que devia.
Isso porque o banco pode continuar te negando crédito e afetando sua vida financeira e pessoal, além de poder continuar realizando cobranças por vias administrativas, como e-mails, mensagens de texto e telefonemas.
Normalmente, as instituições credoras costumam ter profissionais específicos para a cobrança, por isso, geralmente não deixam que chegue o dia da dívida do Nubank caducar sem entrar em contato com os devedores. Quanto maior for o valor devido, é mais provável ainda que isso ocorra.
Outro ponto importante é que quando se trata de dívidas maiores, geralmente existe uma hipoteca/penhora de bens ou obrigação de fornecer garantias bancárias. Desta forma, é mais provável que os bens sejam penhorados e hipotecados com juros do que lhe perdoem a dívida. Ou seja, a melhor opção para sua saúde financeira é ter um bom planejamento e pagar as contas em dia, ao invés de esperar pela dívida de cartão de crédito caducar!
Também é possível negociar os valores para que eles caibam no seu orçamento e você consiga quitar suas pendências. Veja a seguir.
Já viu que ficar parado e esperar a dívida de cartão de crédito caducar não é a melhor solução, por isso tenha iniciativa e procure a instituição credora, levando uma proposta de negociação. O ideal é fazer isso o quanto antes, mostrando seu interesse em cuidar da sua vida financeira e cumprir com seus compromissos. Essa atitude pode fortalecer seu relacionamento com o banco e te ajudar a fechar um negócio com ótimas condições de pagamento.
Não é preciso se sentir desconfortável na hora de expressar a necessidade de uma negociação com a instituição financeira. Eles já estão acostumados com essa situação e vão perceber que se você tem interesse em limpar seu nome e se livrar das pendências existentes, é um bom cliente! Mas não esqueça: só aceite o negócio se as condições oferecidas forem favoráveis à sua realidade financeira.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados