Sabemos o quanto ter o nome sujo pode ser uma dor de cabeça que atrapalha seus projetos financeiros e pessoais. O post de hoje é para quem quer regularizar as dívidas e limpar o nome a fim de ter uma vida mais tranquila e organizada financeiramente.
Vamos te explicar melhor sobre os cuidados que você deve tomar para quitar suas pendências, pois muitas propostas que podem parecer tentadoras costumam aparecer nesses casos. Além disso, vamos te mostrar como colocar as finanças em ordem para sair dessa situação. Continue lendo!
Primeiro, verifique a situação atual das suas dívidas e do seu nome
Para regularizar suas dívidas, primeiro você precisa entender melhor todos os valores que deve e descobrir se está com o nome sujo por causa de alguma inadimplência. Na maioria das vezes, a empresa credora costuma enviar um e-mail, telefonema ou SMS informando que o seu nome será negativado, ou seja, incluso nos cadastros de proteção ao crédito, a partir de determinada data.
Porém, pode ser que você não receba um aviso e esteja com o nome sujo sem ao menos saber, porque esqueceu de pagar alguma conta ou até mesmo indevidamente. Por isso, é importante checar se não há restrições em seu CPF de tempo em tempo, seja para regularizar as dívidas pendentes ou até para correr atrás dos seus direitos, se tiver certeza de que está com todos os pagamentos em dia e puder provar isso.
Tome cuidado com as facilidades para regularizar suas dívidas
Muitas empresas querem se aproveitar dos endividados, que já estão em uma situação difícil e dispostos a aceitar condições que nem todos aceitariam normalmente. Dessa forma, é preciso manter a calma e ficar atento para avaliar todas as alternativas com cuidado, antes de tomar uma decisão, assim você não acaba em uma situação pior ainda.
Uma das opções para regularizar dívidas existentes no mercado é pegar um empréstimo com instituições que oferecem crédito, mesmo para quem está com o nome sujo. No entanto, é necessário verificar com atenção se você não está trocando uma dívida por outra ainda mais cara. Isso só vai valer a pena, se a nova proposta tiver juros e um valor total menor do que o crédito inadimplente que você já possui.
É comum que essas instituições financeiras ofereçam prazos maiores de pagamento, com parcelas menores, que cabem no bolso do endividado que quer regularizar suas dívidas. Porém, mesmo que à primeira vista, essa solução possa parecer boa, é válido lembrar que quanto mais longo o empréstimo, maiores os juros a serem pagos. Ou seja, no final, você acaba pagando mais do que devia inicialmente.
Seja qual for sua escolha, como um empréstimo ou uma negociação com o banco, é fundamental estar atento, entender e registrar cada ponto do que foi acordado para regularizar a dívida. Para se precaver, o consumidor deve exigir que, no acordo, haja uma descrição detalhada dos valores que devem ser quitados, dos prazos para sua realização e do que acontece, caso o contrato não seja cumprido. Se precisar de ajuda, não hesite em perguntar a um funcionário ou até mesmo a um profissional da sua confiança!
Seja pró-ativo para regularizar as dívidas
Já está ciente da existência de uma pendência financeira? Ficar parado não é a melhor solução, por isso tenha iniciativa e procure a instituição para regularizar suas dívidas, levando uma proposta de negociação. O ideal é fazer isso o quanto antes, mostrando seu interesse em cuidar da sua vida financeira e cumprir com seus compromissos. Essa atitude pode fortalecer seu relacionamento com o credor e te ajudar a fechar um negócio com ótimas condições de pagamento.
Tenha em mente que você não pode ficar esperando que o banco traga soluções para regularizar sua dívida, afinal o interesse em limpar o nome deve ser seu. Por isso, proponha soluções que caibam no seu orçamento e explique como é a sua realidade atual, demonstrando que você tem o desejo de quitar os seus débitos, mas que para isso acontecer, precisa que algumas condições sejam oferecidas.
Vale ressaltar: quando conseguir regularizar suas dívidas, tenha cuidado com o seu orçamento para não se colocar nessa situação novamente. Uma vida financeira tranquila depende de esforço, organização e disciplina!
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados