O número de endividados no Brasil é alto, e isso ocorre devido especialmente a má administração financeira. Um dos problemas mais comuns de estar endividado é ter acesso limitado ao crédito, o que pode dificultar, por exemplo, a abertura de um negócio, se você deseja empreender.
O endividamento pode reduzir o desempenho profissional, comprometer as relações interpessoais e até mesmo a afetar o sono – gerando uma bola de neve de problemas ainda mais difíceis de solucionar.
Atualmente, o número de endividados no país está na casa dos setenta e dois milhões de pessoas, segundo dados do Serasa do mês de fevereiro de 2024. O número apresentou decréscimo se comparado com o mês de janeiro, mas ainda assim está longe de um cenário ideal.
Para ajudar aqueles que estão inadimplentes a quitar as suas dívidas e voltar, finalmente, a viver seus sonhos, podendo traçar novos planos e perspectivas de vida, o Governo Federal lançou o programa Desenrola Brasil.
Aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre essa iniciativa, quais suas características, como se beneficiar e muito mais! Então acompanhe com a Bravo e saiba mais!
O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que, até o momento, já ajudou mais de quinze milhões de pessoas, segundo dados públicos. O programa conseguiu reduzir em quase nove por cento a taxa de endividamento entre a população mais vulnerável do país.
Criado em julho do ano passado, o programa é gerido pelo Ministério da Fazenda. O objetivo da criação do programa era atenuar os efeitos da forte crise de inadimplência que se instalou após a pandemia de Covid-19, ajudando a população a saldar débitos em aberto.
O Desenrola Brasil teve duas faixas atendidas. Na 1ª se enquadravam pessoas com renda de até dois salários mínimos, ou inscritas no CadÚnico. Além disso, contemplava dívidas que haviam sido negativadas de janeiro de 2019 a dezembro de 2022. Outro requisito era que cada dívida não poderia ultrapassar o valor de vinte mil reais antes dos descontos do programa. Foram beneficiadas mais de cinco milhões de pessoas na faixa 1, as quais tiveram quase vinte e seis milhões de reais em débitos renegociados.
Os descontos médios praticados pelos credores no feirão do Desenrola Brasil foi de cerca de oitenta e três por cento, enquanto o desconto para pagamentos à vista chegou a marca de noventa por cento. Essas condições facilitaram com que os acordos fossem firmados, e mais de cinquenta e três bilhões de reais fossem renegociados!
Na prática, o programa Desenrola permitiu que o valor devido fosse parcelado em até sessenta vezes – e o melhor, sem entrada. A única regra, específica para pessoas da faixa 1, é que a parcela mínima deveria ser de, pelo menos, cinquenta reais.
Um ponto muito interessante que o programa trouxe, além da possibilidade de quitar as dívidas com condições especiais, foram os cursos de educação financeira que também ficaram disponíveis na plataforma no tempo de duração do programa. Uma excelente maneira de incentivar a boa administração financeira, evitando novos endividamentos!
Infelizmente, apesar de ter sido recentemente assinada a prorrogação da MP do Desenrola Brasil, ao acessar o site você se deparará com a mensagem de que o programa se encerrou. Até o momento, não há novas informações sobre a retomada do Desenrola Brasil.
Ainda na página do programa, há a informação de que, caso a pessoa que tenha parcelado suas dívidas por meio do Desenrola tenha alguma dúvida, pode entrar em contato diretamente com o agente credor. Na página inicial, há ainda o contato dos principais credores que participaram do programa.
Em números, o Desenrola Brasil reduziu a taxa de inadimplência entre a população mais vulnerável do país e obteve êxito em frear o crescimento da taxa de inadimplência.
O programa permitiu que todas as dívidas fossem agrupadas em um único novo valor, o qual poderia ser quitado por meio de boleto, pix ou à vista.
Ele funcionou da seguinte maneira: quando a pessoa optava por fazer a quitação de suas dívidas, ela reunia todas as suas pendências financeiras que se enquadravam no programa e transformava o débito em um novo e único, com prestações menores, que poderia ser parcelado em até sessenta vezes, sem entrada.
Foram destinados do Fundo Garantidor de Operações (FGO) quase dois milhões de reais para o Desenrola Brasil. Na prática, o fundo não era acionado no caso de pagamentos à vista dos débitos negociados, mas estava disponível para as renegociações que eventualmente não fossem pagas, no caso dos parcelamentos.
O Desenrola Brasil permitiu que muitos brasileiros dessem o primeiro passo para vencer a inadimplência. Mas não são todas as dívidas que podem participar do programa!
Como vimos até aqui, o limite máximo para cada dívida deveria ser de até vinte mil reais, mas, além disso, outras regras também foram aplicadas.
Por exemplo, não é possível negociar dívidas de funding, entidades públicas, crédito imobiliário, financiamento rural ou as com garantia real.
As dívidas que podem participar do Desenrola Brasil são pendências já negativadas nos birôs de crédito, como, por exemplo, o SPC, dívidas contraídas no período estipulado pelo programa – que vai de janeiro de 2019 a dezembro de 2022 –, dos mais diferentes segmentos, como dívidas com recuperadoras, bancos, faculdades, etc.
Conforme nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, os resultados obtidos com o programa foram muito satisfatórios em termos de recursos empregados. Para cada um real investido na iniciativa, vinte e cinco reais foram renegociados, o que beneficiou mais de seiscentos credores que já davam estes recursos como perdidos.
A taxa de inadimplência foi reduzida em quase nove por cento graças ao programa, e o valor negociado de cinquenta e três bilhões corresponde a meio por cento do nosso Produto Interno Bruto (PIB).
Rumores foram levantados de que o programa poderia ser estendido, visto que a Medida Provisória (MP) que versa sobre o Desenrola Brasil foi prorrogada.
Mas segundo informações do Congresso para a Agência Brasil, a decisão de prorrogar a MP é um procedimento padrão e o prazo do Desenrola está previsto em lei, não podendo alterado dessa maneira.
Caso você tenha perdido a oportunidade de renegociar suas dívidas através do Desenrola Brasil, não se preocupe. Nós da Bravo podemos te auxiliar no processo de renegociação de dívidas com condições favoráveis.
A Bravo é especializada em endividamento e em como limpar o nome, portanto conseguimos garantir aos nossos clientes a melhor renegociação do mercado. Temos mais de 13 anos de experiência e já auxiliamos mais de 400 mil pessoas ao longo da nossa trajetória.
Ao todo, já renegociamos mais de 300 mil dívidas, e garantimos que todas essas pessoas voltassem a sonhar! Acreditamos nas pessoas e no poder transformador de cada uma delas. Com a Bravo, você está mais perto do que nunca de quitar a sua dívida com condições especiais – e nenhuma dívida é grande demais!
Conheça as nossas soluções clicando aqui. Na Bravo, temos o objetivo de auxiliar pessoas como você a alcançar novamente acesso ao crédito de uma maneira simples e facilitada.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados