A maioria dos brasileiros tem dificuldades para montar e executar um bom planejamento financeiro e isso é um dos maiores motivos do aumento da inadimplência no país. Com essa dificuldade em gerenciar as finanças, contas atrasadas e dívidas que não acabam, muitas pessoas acabam recorrendo a empréstimos com taxas de juros elevadas e perdendo o controle da situação, uma vez que os valores pendentes não param de crescer. Dessa forma, o consumidor se pergunta: como resolver meus problemas financeiros?
Sabemos que esse é um cenário difícil, mas é preciso acreditar que existem soluções disponíveis e que nunca é tarde demais para reorganizar as finanças e retomar o controle da situação. Confira nossas dicas!
Entenda porque você se endividou
A primeira etapa para resolver problemas financeiros consiste em tentar compreender a origem de sua situação de endividamento. Reflita sobre suas ações e como elas contribuíram para essa situação. Em seguida, reúna todas as suas obrigações financeiras e faça um cálculo para determinar o montante total de suas dívidas. Identifique também os credores a quem você está devendo.
Ter pleno conhecimento do valor global de sua dívida e das empresas ou pessoas a quem você deve permitirá que você saiba por onde começar a se planejar e se livrar desses compromissos financeiros.
Priorize pagar as dívidas mais caras
A partir do levantamento que você vai realizar para resolver os problemas financeiros, vai ser possível obter um panorama geral de tudo que deve ser pago. Quando consideramos que os créditos que contratamos estão sempre atrelados a juros e a uma série de taxas cobradas pela instituição credora, percebemos que o valor da dívida só tende a crescer mais e mais com o tempo. A planilha te ajudará a enxergar qual dessas dívidas está sendo mais custosa para você e, por isso, deve ser prioridade na sua lista de pagamentos a serem feitos.
Economize e evite gastos desnecessários
Principalmente na fase crítica das dívidas, será necessário mudar alguns hábitos, se você quiser de fato resolver seus problemas financeiros. Você pode, por exemplo, adotar comportamentos que evitem gastos desnecessários ou impulsivos quando você estiver fora de casa, como deixar seu cartão de crédito em casa e levar apenas uma quantia limitada de dinheiro para situações de emergência.
Além disso, considere cancelar os outros cartões de crédito e evite frequentar lugares tentadores, ou seja, locais onde você sabe que será tentado a comprar itens que não são essenciais. No início, pode ser desafiador, mas ao longo de alguns meses, essa prática se transforma em um hábito que será essencial para manter suas contas em dia sempre.
Encontre uma fonte extra de renda, mesmo que temporária
Já pensou em como pode ganhar uma grana extra com um trabalho temporário ou até mesmo com algum hobby ou alguma habilidade que você executa bem? Mesmo que você tenha que abrir mão de uma parte do seu tempo livre durante o dia, essa pode ser uma solução temporária, pelo menos até você resolver os problemas financeiros de vez.
Mesmo com as contas em dia, se quiser continuar fazendo essa renda extra, pode usar esse dinheiro para fazer uma reserva de emergência, investir e garantir uma vida financeira mais tranquila, estável e longe de novas dívidas.
Comprometa-se em melhorar sua educação financeira
Buscar educação financeira para desenvolver uma perspectiva crítica e resolver problemas financeiros é uma excelente opção. Isso porque você passa a compreender como administrar o dinheiro com mais responsabilidade e adquire habilidades para gerenciar suas finanças de maneira eficaz, controlar suas despesas e aprender estratégias para eliminar e negociar dívidas, além de otimizar o uso dos seus recursos.
Uma sugestão prática é estabelecer metas modestas para quitar suas dívidas e começar a economizar. Conforme você alcança esses objetivos pessoais, fica mais motivado para conquistar a liberdade das dívidas e desfrutar de uma estabilidade financeira sólida.
Tente negociar suas dívidas
Negociar suas dívidas pode ser a saída para conseguir quitar suas pendências e colocar a vida financeira no lugar. Você pode até ter a impressão de que as instituições financeiras, como os bancos, são pouco flexíveis, mas quando o assunto é o pagamento de uma dívida, ambos os lados, tanto credor, quanto devedor, possuem interesse em chegar em um acordo que seja bom para ambos os lados, e é aí que entra a negociação.
Ao falar com o credor, tenha em mente que você está em busca de condições de pagamento mais favoráveis, como prazos mais estendidos ou taxas mais vantajosas para negociar suas dívidas. O objetivo principal é conseguir adequar suas dívidas à sua real capacidade de pagamento, com base no seu orçamento e resolver os problemas financeiros.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados