Dívidas com bancos são um problema comum na vida de muitos brasileiros, que possuem pendências em relação ao pagamento de cartões de crédito, cheque especial, empréstimos, entre outros tipos. Com as altas taxas de juros cobradas, muitas vezes quitar dívidas com bancos vai ficando cada vez mais inviável, por isso o ideal é não perder tempo e buscar uma solução o mais rápido possível.

A princípio, pode até parecer impossível, mas vamos te mostrar que com planejamento e tomando as iniciativas corretas, é possível recuperar o controle das suas finanças e quitar as dívidas com bancos. Acompanhe o conteúdo!

Com planejamento e tomando as iniciativas corretas, é possível recuperar o controle das suas finanças e quitar as dívidas com bancos. Confira!

Primeiro passo: conheça suas dívidas

O passo inicial para quitar dívidas com bancos consiste em realizar um inventário de todas as suas pendências financeiras. Dessa maneira, fica possível estruturar o planejamento e estabelecer prioridades para pagar as dívidas, além de determinar o montante total devido e o impacto dessas dívidas no seu rendimento mensal.

Para isso, o ideal é reunir todas as informações que você possui sobre os valores devidos e, caso haja dúvidas, entrar em contato com os credores a fim de saber tudo que você precisa para se organizar.

Na hora de realizar esses cálculos, é útil criar uma relação contendo todas as dívidas bancárias, detalhando cada despesa e as parcelas pendentes. Uma sugestão é dividir essas informações em uma tabela, destacando o tipo de dívida, o valor mensal de cada uma, o número de parcelas e o total acumulado até o momento, incluindo taxas e juros.

Portabilidade de dívida bancária pode ser uma opção

Muitas pessoas que querem quitar dívidas com bancos desconhecem a possibilidade de buscar condições e taxas mais vantajosas em outras instituições financeiras e solicitar a transferência da dívida, resultando em uma redução das taxas de juros. Esse processo é conhecido como portabilidade de crédito e pode ser uma chance para quem quer reorganizar as finanças pessoais. Essa ferramenta também oferece a oportunidade de concentrar todas as dívidas em um único contrato, o que facilita o controle financeiro.

Participe de Feirões de Renegociação de Dívidas

Uma alternativa interessante para quitar dívidas com bancos é comparecer a feirões de renegociação, organizados por agências de proteção ao crédito e até mesmo instituições financeiras. Esses eventos proporcionam oportunidades excelentes para obter condições especiais visando quitar suas dívidas.

Um exemplo é o Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor, que permite a negociação online de dívidas, independentemente se estão negativadas ou em atraso. Através do site, você pode visualizar todas as pendências financeiras e negociar diretamente com o banco, contanto que eles sejam parceiros do Serasa. Tudo isso sem nem mesmo sair de casa!

A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), em parceria com o Procon Brasil, também realiza eventos de mutirão para a negociação de dívidas bancárias. É recomendado acompanhar o calendário de eventos para se manter informado sobre essas oportunidades.

Procure o banco e demonstre interesse em quitar as dívidas

Se você já fez simulações de crédito em diferentes instituições financeiras e conseguiu visualizar qual delas oferece melhores condições de pagamento, de acordo com a sua realidade, é hora de tomar a iniciativa e entrar em contato com o credor para oferecer uma proposta de negociação e quitar suas dívidas. O ideal é entrar em contato com o credor o mais rápido possível para demonstrar seu interesse em regularizar a situação.

Lembre-se que essa negociação é de interesse de ambas as partes envolvidas, por isso, durante a conversa não hesite em apresentar soluções e alternativas para o pagamento da dívida bancária e falar das suas condições financeiras atuais. Demonstre seu conhecimento e aproveite para citar as simulações de crédito realizadas em outras instituições financeiras, com o objetivo de negociar uma proposta igual ou até mesmo inferior.

No entanto lembre-se e tenha isso sempre em mente: só feche o acordo se as condições oferecidas estiverem de acordo com sua realidade financeira. Afinal, de nada adianta fechar uma negociação que você não vai conseguir cumprir e que pode te trazer ainda mais dor de cabeça. Muitas pessoas acabam caindo em armadilhas ao tentar quitar dívidas com bancos, então é essencial agir com cautela e tirar todas suas dúvidas antes de assinar o novo contrato.

compartilhar:

no-imageno-imageno-imageno-image
Preencha suas informações e de suas dívidas para consultarmos sua situação

Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.

A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.

go Bravo ® Todos os direitos Reservados