A maioria dos nossos objetivos de vida requer planejamento, incluindo financeiro. Juntar uma grande quantia pode ser algo bem desafiador, principalmente para quem já tem diversos outros compromissos a cumprir com o seu salário. Por isso, o financiamento entra como uma opção para quem quer adquirir um bem de valor, mas não possui recursos para pagar tudo à vista. Acha que essa solução pode te ajudar? Confira como funciona um financiamento e saiba como pedir um ao banco!
O que é o financiamento
O financiamento funciona como uma antecipação de crédito. Ele é firmado por meio de um contrato entre quem precisa de uma quantidade específica de dinheiro (que pode ser uma pessoa física ou jurídica) e uma instituição financeira capaz de fornecê-lo (geralmente bancos e cooperativas). Essa modalidade de crédito é usada para fins específicos, como a aquisição de um imóvel ou de um veículo.
Com o valor recebido, quem opta pelo financiamento consegue adquirir bens de alto valor com condições facilitadas de pagamento. A pessoa vai quitando sua dívida aos poucos, em prestações acrescidas de juros e outras taxas.
No financiamento, o bem que é adquirido com o dinheiro cedido é a garantia do negócio. Dessa forma, se o cliente atrasar as parcelas ou não fizer os pagamentos devidos, o que foi comprado pode ser tomado pela instituição credora e até mesmo ir a leilão.
Modalidades de juros do financiamento
O financiamento é uma ótima opção para quem deseja realizar um projeto ou adquirir um bem agora, mas não tem dinheiro para a compra à vista. O crédito antecipado possibilita utilizar o bem adquirido antes de terminar o pagamento.
Geralmente, esse tipo de crédito segue uma destas duas tabelas: a Price e a SAC. Estes termos indicam o tipo de financiamento do ponto de vista das parcelas. No SAC, as prestações são mais altas no início e menores no final, porque há amortização mensal do valor financiado. Já na tabela Price, as parcelas começam mais baixas, mas são fixas durante todo o período de financiamento.
Sabendo como funciona um financiamento, você não corre o risco de se deparar com uma taxa extra ou um valor que não estava programado para pagar e acabar comprometendo o seu orçamento.
Qual é a diferença entre financiamento e empréstimo
Na hora de entender como funciona um financiamento, é comum surgir uma dúvida: qual é a diferença entre essa modalidade de crédito e o empréstimo? O conceito de ambos é bastante parecido, porém, existem diferenças importantes que devem ser consideradas por quem quer atingir um objetivo financeiro.
A principal diferença entre eles é que no caso do empréstimo, o dinheiro não precisa ser utilizado para uma finalidade específica, e o crédito é liberado diretamente para você. Já no financiamento, o dinheiro deve ser usado de acordo com a finalidade para a qual ele está sendo contratado. No caso do financiamento de um automóvel, por exemplo, o recurso só poderá ser utilizado para a compra de um veículo.
Dessa forma, o financiamento deve ter uma finalidade específica, ao contrário do empréstimo, que pode ser usado inclusive para a compra de bens, mas também para qualquer outro objetivo, como por exemplo quitar dívidas.
Também vale lembrar que, na maioria das vezes, o financiamento traz juros reduzidos. Isso porque a instituição financeira que cede o crédito assume o risco de inadimplência e pode receber o próprio bem financiado. Assim, as chances de prejuízo diminuem e o credor consegue baixar os juros para liberar mais recursos.
Como solicitar um financiamento?
O financiamento pode variar de acordo com o tipo de bem que você quer adquirir, com o banco e com o valor solicitado. Mas, em geral, ele começa com a escolha do bem que você deseja comprar e a procura de uma instituição financeira.
Você deve apresentar os documentos exigidos pelo banco para que ele analise o seu perfil e aprove ou não o financiamento. Depois de preencher uma ficha e enviar as informações solicitadas ao banco, deve esperar a resposta em poucos dias.
Caso aprovado o financiamento, você receberá todas as indicações sobre a forma de pagamento, com os valores das parcelas, e se elas serão alteradas ao longo do tempo, quanto tempo de financiamento, etc. Se as condições forem aceitas por você, o contrato é firmado e começa a ser executado nos termos estabelecidos.
Rua Flórida, 1970 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04565-001. Site 100% seguro. Sua informação é confidencial e está completamente protegida pela LGPD.
A go Bravo é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário em parceria com a instituição financeira BMP Sociedade de Crédito Direto S.A, CNPJ nº 34.337.707/0001-00 com a finalidade de conceder crédito para liquidação de dívidas. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
go Bravo ® Todos os direitos Reservados